×
Loading ...

Como fazer uma bancada para uma serra de meia-esquadria

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Mesas e bancadas para serras de meia-esquadria são necessárias para se trabalhar com tal ferramenta em casa ou em uma oficina. Uma bancada para uma serra de meia-esquadria possui dois propósitos principais: o primeiro é manter a serra em uma altura confortável para sua utilização; o segundo é auxiliar no corte de pedaços de madeira compridos que não se equilibram na serra. Faça uma bancada de madeira barata, como MDF e caibros de 5 cm x 10 cm, presos com parafusos para gesso. Construir a sua própria bancada fará você economizar dinheiro e permitirá personalizá-la.

Instruções

Faça uma bancada para usar junto com a sua serra (detail of industrial saw for furniture industry image by Tomo Jesenicnik from Fotolia.com)
  1. Marque o MDF para os tampos; essa mesa terá três tampos separados. Marque o primeiro com 60 cm x 60 cm, usando uma trena, um nível e um lápis. Os outros dois tampos terão 60 cm x 1,80 m.

    Loading...
  2. Marque e corte os caibros de 5 cm x 10 cm que serão usados para a estrutura e para as pernas da mesa, use a serra de meia-esquadria para cortá-los. Faça a estrutura para cada tampo, usando quatro caibros que devem formar um quadrado para que o MDF seja colocado diretamente sobre ele. Corte também quatro pernas para cada tampo, juntamente com os suportes para as pernas de cada um. O tampo menor será mais baixo do que os outros dois, para compensar a altura da serra. Meça a partir da parte de baixo dos encaixes de montagem da serra até o topo da superfície de corte para verificar o quão mais baixo o tampo do meio deve ser.

  3. Monte a parte menor primeiro, seguindo posteriormente para as outras duas partes. Coloque o MDF para os tampos no chão, e coloque os caibros sobre o MDF, com apoios de 10 cm, formando uma estrutura pelo perímetro dos tampos. Parafuse os caibros juntos, usando os parafusos de 5 cm para gesso e uma furadeira elétrica.

  4. Encaixe as pernas na estrutura e parafuse-as no lugar. Depois que todas as pernas estiverem firmes na estrutura, coloque-a em pé com cuidado e encaixe os suportes para as pernas.

  5. Centralize a serra de meia-esquadria na mesa menor e prenda-a com os parafusos para gesso.

  6. Alinhe as mesas com a serra no meio. Coloque o nível de 2,4 m sobre a superfície de corte da serra e sobre as mesas e certifique-se que estão alinhadas umas com as outras. Coloque calços onde for necessário.

Loading...

O que você precisa

  • Trena
  • Nível de 2,4 m
  • Lápis
  • MDF
  • Caibros de 5 cm x 10 cm
  • Parafusos de 5 cm para gesso
  • Furadeira elétrica
  • Broca Phillips
  • Calço

Referências

Loading ...
Loading ...