Mais
×

O que é o banco Halifax no Reino Unido?

Atualizado em 17 abril, 2017

Com base no Reino Unido, o Halifax faz parte do Bank of Scotland e cai sob a égide do Lloyds Banking Group. Foi fundado em 1853, na Escócia, como uma instituição financeira para dar empréstimos para habitações, e por meio de fusões e expansões filiais, tornou-se a maior instituição financeira no Reino Unido. Em 1997, foi registrada como uma empresa pública para se tornar a Halifax plc.

O Halifax faz parte do Bank of Scotland (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Desregulamentação

O ato Building Societies, de 1986, desregulou as instituições financeiras do Reino Unido, permitindo que o Halifax diversificasse seus serviços, oferecendo contas bancárias comerciais e cartões de crédito.

Tornando-se público

Em 1995, o Halifax fundiu-se com a Leeds Permanent Building Society e mudou, dois anos depois, de uma empresa mutuamente privada para uma sociedade anônima (plc).

Venda de ações

Em junho de 1997, pela primeira vez em seus 144 anos de existência, Halifax se tornou um membro da Bolsa de Valores de Londres.

Juros extensivos

Estima-se que 7,5 milhões de pessoas tornaram-se acionistas do novo Halifax plc após se tornar público.

HBOS

Em 2001, Halifax fundiu-se com o Bank of Scotland para se tornar o Halifax Bank of Scotland, ou HBOS, mas manteve seus nomes separados, e foram adquiridos em 2009 pelo Lloyds Banking Group.

Dificuldades financeiras

O governo britânico adquiriu 43% da Lloyds após dar 17 bilhões de libras em fundos de resgate em 2008, embora o banco tenha informado que estimava perdas em torno de 13,5 bilhões de libras em 2009.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article