As bandas de rock brasileiras mais amadas de todos os tempos

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As bandas de rock brasileiras mais amadas de todos os tempos
O rock faz parte da história da música brasileira (Site Pas Un Autre)

O rock se instalou na música brasileira de uma forma tão orgânica e natural a ponto de virar um gênero musical idolatrado por fãs de todas as idades. Acompanhando as tendências musicais no mundo a partir dos anos 1950, quando o rock oficialmente surgiu, esse gênero fez grande sucesso com a Jovem Guarda e seus representantes, sobretudo nas vozes de Erasmo e Roberto Carlos. No início, o ritmo foi difundido essencialmente via traduções de hits norte-americanos. Demorou um tempo até que o estilo se tornasse maduro a ponto de sacudir a música brasileira.

Outras pessoas estão lendo

Os Mutantes

O que seria da década de 1960 no Brasil sem Os Mutantes? O trio originalmente formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias despontou como um dos principais grupos da década. Influenciado pelos Beatles, o grupo conquistou o público brasileiro fiel ao adotar elementos musicias criativos como técnicas de feedback, truques de estúdio e distorções de guitarras. Entre as músicas de maior sucesso estão "A Minha Menina", "Baby" e "Panis Et Circencis". A banda suspendeu as atividades com a saída de Rita Lee. Há alguns anos, eles voltaram à ativa com Zélia Duncan nos vocais.

Legião Urbana

Considerada por muitos como a maior banda de rock da história do Brasil, a Legião Urbana marcou a melhor década do rock nacional: os anos 1980. Dezenas de bandas dominaram a cena de rock. Entre elas, ficaram famosos os conjuntos vindos de Brasília que expressavam um grito juvenil sufocado durante anos pela ditadura militar. A banda liderada por Renato Russo ficou conhecida pelas harmonias musicais simples e letras complexas. Músicas como "Que País É Este" e "Geração Coca-Cola" marcaram a ousadia juvenil ao criticar abertamente os rumos do País. Outras canções, como "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo", se destacaram pela poesia e estrutura narrativa.

As bandas de rock brasileiras mais amadas de todos os tempos
O rock de Brasília despontou na cena musical a partir dos anos 1980 (Site Catraca Livre)

Barão Vermelho

Uma das bandas mais influentes da história do rock brasileiro, o Barão Vermelho surgiu em 1981 ainda sem vocalista. Com a chegada de Cazuza aos vocais do grupo, o Barão lançou o primeiro disco em 1982. O sucesso veio depois de muito esforço e diversos shows pelo Brasil. Cazuza despontou como um poeta da juventude brasileira em letras como em "Todo Amor que Houver Nessa Vida" e "Pro Dia Nascer Feliz". Quando Cazuza decidiu sair da banda em busca de carreira solo, o Barão continuou com Frejat nas guitarras e vocais.

As bandas de rock brasileiras mais amadas de todos os tempos
O Barão Vermelho marcou a geração dos anos 1980 (Blog O Povo)

Os Paralamas do Sucesso

Um dos primeiros grupos a despontar nos anos 1980 era composto por um trio que ousou misturar rock com instrumentos de sopro e ritmos como reggae, pop e ska. Tudo começou com uma amizade de infância entre Hebert Vianna e Bi Ribeiro, quando ainda moravam em Brasília. Já no Rio, a dupla se juntou com o baterista Vital (depois substituído por João Barone). A fama veio em seguida com uma série de canções como "Óculos" e "Meu Erro", que marcaram a geração dos anos 1980. Mesmo após um acidente com um ultraleve em 2001, Hebert Vianna conseguiu voltar aos palcos, e a banda se mantém ativa até hoje.

As bandas de rock brasileiras mais amadas de todos os tempos
Mesmo depois de um acidente com um ultraleve que o deixou paraplégico, Hebert Vianna conseguiu voltar aos palcos (Divulgação)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível