×
Loading ...

O valor das bandejas de prata

Atualizado em 17 abril, 2017

As bandejas de prata valem menos do que as de prata esterlina, mas muitas das mais antigas podem atingir preços altos. Algumas delas têm mais de 100 anos, o que as classifica oficialmente como "antiguidades" (têm-se registros de uso de meados do século 18). Examine diferentes elementos importantes na sua bandeja para determinar o valor potencial do objeto.

As bandejas de prata têm preços variáveis (silver drinks serving set image by thomas owen from Fotolia.com)

Condição

A condição influencia muito no valor da bandeja. As áreas desgastadas que deixam ver o metal de base fazem com que o preço caia imediatamente e se tornam de cor verde ou avermelhado, um indicador da oxidação do cobre ou níquel de baixo. As reparações das asas com soldas também desvalorizam o objeto. Outros problemas aos quais atentar-se incluem marcas nas bordas, rachaduras e pedaços ausentes. A bandeja também deve estar firme e resistente.

Loading...

Origem e data

A prata antiga Sheffield dá o máximo valor a uma bandeja. O material é uma forma de prata sobre cobre datada entre meados do século 18 e a década de 1840. Os objetos de prata Sheffield geralmente indicam o nome do fabricante e a data. Matthew Boulton é um exemplo de um fabricante bem reconhecido dessa época. Porém, atente-se a objetos estampados como "prata sobre cobre", pois geralmente trata-se de imitações do material. Se o objeto tiver sido feito nos finais do século 19 ou no século 20, é provável que seja feito de níquel galvanizado, cujo valor é muito menor.

Tamanho e estilo

As bandejas de tamanho excessivo frequentemente têm um valor menor, devido a que as casas modernas são menores às grandes mansões antigas nas quais eram usadas. As bandejas com bordas decorativas simples são mais populares do que as de padrões complicados. No entanto, as superfícies planas deixam mais visíveis as rachaduras. Algumas bandejas de estilos art deco e art nouveau são relativamente valiosas devido à popularidade desses estilos.

Proveniência

A proveniência tem por objetivo verificar a origem de um objeto. As bandejas de prata geralmente possuem uma crista ou brasão gravado no centro, relacionado com uma família famosa ou figura histórica. Algumas bandejas, por exemplo, foram utilizadas pela realeza. Se existir documentação do objeto (por exemplo, um testamento ou uma carta), a autenticidade do objeto pode ser provada, aumentando o valor deste.

Marcas

A prata antiga Sheffield possui um símbolo indicando o nome ou iniciais do fabricante. O livro "Book of Hallmarks" do Bradbury e o site 925-1000 são boas fontes para comparar as marcas. "EPNS" indica "prata-níquel galvanizada", um material usado depois da década de 1840; o mesmo vale para "EPBM", cujo significado é "metal de base galvanizado". Em ambos casos, o valor será menor ao da prata antiga Sheffield.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...