Mais
×

Como fazer um bandolim

Os bandolins são belos instrumentos moderadamente fáceis de fazer para um trabalhador de madeira qualificado. Existem diferentes estilos para escolher e os instrumentos podem ser feitos a partir de planos desenhados à mão, ou usando um kit que pode incluir o projeto e todos o materiais necessários para a montagem do instrumento.

Instruções

O bandolim é um belo instrumento, faz parte de diversos tipos de músicas e pode ser feito por você mesmo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Fazendo um bandolim

  1. Construa a forma para o instrumento. Use um modelo desenhado à mão, ou um que veio em um kit, e transfira o design para cortar as peças. Umedeça os lados da madeira utilizando vapor, o que permite que as fibras se adaptem à sua nova forma, em um ambiente de umidade e temperatura controladas. Dobre as laterais da madeira no formato e prenda-as na estrutura principal com as braçadeiras de borracha. Quando essas peças estiverem secas, lixe-as até que fiquem lisas.

  2. Transfira o design usando um molde sobre a madeira para o pescoço do instrumento. Usando uma serra de fita, corte o perfil. Cole os modelos para os perfis de pescoço e cravelha e corte-os com uma serra de fita. Faça os furos para os sintonizadores. Lixe o pescoço acabado para criar uma superfície lisa.

  3. Entalhe o pescoço e prenda-o no corpo do instrumento. Usando uma pequena quantidade de cola, prenda o pescoço na borda, e fixe-o com braçadeiras. Anexe um forro cortado na borda usando cola, e para garantir que ele permaneça no lugar use pegadores de roupa como mini braçadeiras. O forro fica onde estão os cortes da serra, no interior das tiras de forro quando elas são coladas nos reforços. Isso adiciona muito mais rigidez à toda borda.

  4. Use um modelo de papel para desenhar onde irão os buracos. Corte grosseiramente os furos com uma serra de arco e faça o acabamento com lixa. Cole a braçadeira em cima e por trás e, assim que estiver seca, arredonde as bordas para cerca de 1 cm no centro e menos de 15 mm nas pontas. Anexe e cole a frente e a parte de trás sobre a borda e deixe secar.

  5. Para finalizar o bandolim, aplique três ou quatro camadas de poliuretano no instrumento. Talvez seja necessário um lixamento leve entre as demãos. Fixe a placa do dedo e depois os trastes. Instale os afinadores e as peças do cordal, com cuidado para não deixar arestas afiadas. Coloque as cordas do instrumento e ajuste-o.

Dicas

  • Para cada um dos segmentos de madeira, garanta que a espessura adequada seja alcançada a fim de obter a forma correta para cada parte.

O que você precisa

  • Madeira
  • Cordas
  • Cola
  • Serras
  • Braçadeiras
  • Lixa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article