on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma barreira defensiva no futebol

Atualizado em 22 julho, 2017

Durante uma partida de futebol, um de seus companheiros de equipe comete uma falta fora da área de pênalti de sua equipe, mas a cerca de 30 m do seu gol. O juiz concede ao time oposto um chute livre direto — um tiro direto para o gol. Construir uma barreira é a sua melhor estratégia defensiva. Uma linha com seus jogadores em pé ombro a ombro pode bloquear grande parte da visão e frustrar o batedor da falta. O truque é se organizar rapidamente.

Instruções

Uma barreira bem feita pode evitar um gol de acontecer (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

    Seu goleiro lidera a criação da barreira

  1. O goleiro grita o número de jogadores necessários para a barreira. O número depende da distância da falta. Mais jogadores irão formar a barreira se o lance livre for cobrado mais perto do gol.

    Loading...
  2. Deixe jogadores em uma linha rapidamente, colocando-os entre a bola parada e o gol — cerca de dez metros ou menos da bola. Não há problema em alinhar mais perto da bola — é o trabalho do árbitro contar os dez metros. Use os laterais na barreira para que os zagueiros estejam livres para marcar os adversários.

  3. Mova a barreira para a esquerda ou direita, enquanto o goleiro mede o ângulo e grita o seu posicionamento. Deixe um jogador na barreira transmitindo comandos do goleiro para os outros, para que a informação esteja clara. Os que estiverem formando a barreira devem ser quase colados um ao outro, com os ombros se tocando.

  4. Verifique se a barreira pode estar mais perto do que dez metros da bola, o árbitro pode fazer você recuar para permitir mais espaço. Ponha a barreira na esquerda ou direita de acordo com o goleiro. Lembre-se de deixá-los juntos, ombro a ombro.

  5. Os adversários podem tentar misturar-se com a barreira para bloquear a visão do goleiro e confundir os zagueiros. Outra razão para manter os ombros bem apertados.

  6. O juiz vai apitar quando estiver tudo certo para o atacante adversário chutar, mas não se mova até que ele realmente chute a bola — e o lance passe ou bata na barreira. Corra para a bola antes que ela seja chutada e o árbitro comece de novo. Pule para o chute e a bola pode passar sob seus pés, enganando o goleiro. A ideia é cortar o máximo de ângulo entre o atacante e o gol até o último segundo.

Loading...

Dicas

  • Ouça o seu goleiro — é trabalho dele definir a barreira. Mantenha as mãos e os braços apertados ao corpo, para evitar que tocar na bola com eles.

Aviso

  • Jogadores do sexo masculino protegem sua virilha com as duas mãos. As do sexo feminino protegem os seios com ambos os antebraços. Esteja preparado para ser atingido — muitos chutes desviam fora da barreira e isso significa que o trabalho está sendo feito.

O que você precisa

  • Campo
  • Árbitro
  • Bola de futebol
  • Jogadores
  • Goleiro
  • Gol

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...