on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Barulhos altos afetam o aquário dos peixes?

Atualizado em 30 maio, 2018

Cientistas fizeram pesquisas que mostram que os peixes se incomodam com barulhos altos. Nos estudos, os peixes tiveram dificuldade de encontrar a comida. Nas pesquisas em andamento, os cientistas esperam descobrir se barulhos altos possuem outros efeitos a longo prazo nos peixes e como isso está relacionado ao habitat natural do animal.

Barulhos altos assustam os peixes e resultam em problemas (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Distração da comida

Os cientistas na Universidade de Bristol no Reino Unido colocaram caixas de som embaixo da água em um aquário com três esgana-gato. Quando eles tocaram barulhos altos, como os de lanchas de lazer, perceberam que os peixes se distraíam da comida. Eles não paravam de comer, mas cometiam erros como pegar sujeira do aquário em vez de comida. Isso aconteceu mesmo quando o barulho durou apenas dez segundos.

Loading...

Interfere na comunicação

De acordo com a People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), biólogos descobriram que os peixes possuem relacionamentos sociais complexos, incluindo cooperando a pegar comida e procurar predadores. Eles se comunicam através de sons de baixa frequência como estalos, soluços, uivos e murmúrios que os humanos precisam de aparelhos especiais para ouvir. Embora o oceano seja um ambiente barulhento, os biólogos temem que o barulho alto e assustador possa atrapalhar a comunicação e colocar os peixes em perigo.

Efeitos a longo prazo

Na época da publicação, os cientistas continuaram estudando para determinar os efeitos a longo prazo do barulho contínuo. Eles esperavam ver perda de audição e indicações de estresse como comportamento instável. Mas também estavam preocupados que estudos como esses significassem que os peixes ficassem expostos à poluição sonora no seu habitat natural. Se um peixe se distrai da comida no mar aberto, ele é colocado em perigo por causa dos predadores e por problemas que acontecem quando um peixe confuso acidentalmente come sujeira.

Conselho dos donos

Embora não seja uma pesquisa científica, as observações que donos de peixes compartilham em fóruns podem ajudar. Vários donos dizem que percebem que seus peixes se assustam com barulho alto. Um dono disse que depende do tipo de peixe, pois alguns possuem uma audição melhor e se assustam mais fácil, enquanto outros peixes são quase surdos.

Considerações adicionais

Os cientistas sabem que os peixes se incomodam com vibrações, luzes fortes e mudança de temperatura. Além de manter a temperatura constante, mantenha um termômetro no aquário e verifique regularmente para ver se o aquecedor está funcionando corretamente. Não coloque o aquário perto da porta onde pode escorregar ou direto na luz do sol, pois pode mudar a temperatura da água. Também evite vibrações de rádios e televisões que podem assustar os peixes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...