Mais
×

O básico da natação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Nadar pode ser divertido e também um excelente exercício. Muitas pessoas não nadam por medo da água, porém, aprender a nadar seria a melhor maneira de superar este medo. Existem muitos estilos diferentes de nado para você aprender, mas aqui seguem algumas dicas para auxiliar seus treinos.

Nadar pode ser divertido e também um excelente exercício (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Supere o medo da água

Entrar na água pode ser difícil para algumas pessoas, então comece em águas rasas. Entre na piscina perto de um salva-vidas para ter certeza de que existe alguém para protege-lo. Agache-se até que a água esteja no seu pescoço. Quando estiver confortável com isto, caminhe para uma região mais funda na qual a água alcance o seu pescoço quando você estiver de pé. Sinta o seu corpo flutuar sob a água.

Acostumando-se à água

Uma vez acostumado a ficar na água, volte para a parte rasa. Agora é a hora de molhar seu rosto. Respire fundo, prenda a respiração e coloque seu rosto na água. Não entre em pânico com esta sensação nova. Segure o seu nariz com a mão caso tenha receio de aspirar água. Você pode usar um óculos de natação para abrir os olhos sob a água e explorar o espaço submerso visualmente. Quando voltar à superfície pela primeira vez, respire fundo novamente e, agora, mergulhe completamente na água. Comece a deslocar-se para ver a sensação.

Cachorrinho

O nado no estilo "cachorrinho" é quase uma reação instintiva usada por nadadores iniciantes. Comece fechando suas mãos em forma de conchas e, alternadamente, erga uma mão sobre a água, estique o braço para a frente e mergulhe a mão novamente, trazendo-a de volta para junto ao corpo. Permita que este movimento mova seu corpo pela água. Agora, estique o corpo e comece a mover os pés. Movimente as pernas como uma tesoura, com os pés em ponta. Assim se nada no estilo "cachorrinho".

Cansaço

Caso seus braços fiquem cansados, não ente em pânico. Fique de barriga para cima e estenda seus braços para os lados formando um T com seu corpo. Eleve seus pés até a superfície da água. Lembre-se de que o seu corpo boia naturalmente. Ele irá flutuar. Quando tiver descansado, role de barriga para baixo e volte a nadar.

Deslocamento

Uma vez acostumado ao estilo "cachorrinho", você imaginará que existam maneiras mais rápidas e menos cansativas de nadar. Agora que você não tem medo da água e sabe nadar o suficiente para manter-se flutuando, você está pronto para aprender outros estilos.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article