on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer nós básicos de macramê para bijuterias

Se você quer começar a fazer bijuterias em macramê, existem alguns nós básicos que deve aprender: o nó direito e o nó em espiral. Ambos começam de maneira parecida, mas depois seguem procedimentos distintos. Quando você tiver dominado a técnica desses dois tipos, poderá se aventurar em peças mais complicadas. Você encontra linha para macramê em lojas de materiais para costura ou artesanato.

Instruções

Aprenda os dois nós básicos para fazer bijuteria em macramê (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça em volta do seu pescoço ou pulso para saber qual tamanho deve ter sua bijuteria. Multiplique esse valor por dez, pois os fios ficarão cinco vezes mais curtos quando você terminar os nós.

    Loading...
  2. Junte as pontas de dois pedaços de linha e dobre-os ao meio. Faça um nó cego na dobra, criando um arco com 5 cm de comprimento. Prenda esse arco em uma prancheta para papel, assim você terá mais firmeza para trabalhar. Você deve ter quatro fios de linha, um no canto esquerdo, dois centrais e um no canto direito.

  3. Passe o fio da esquerda por cima dos dois centrais e coloque-o em cima do fio da direita. Puxe o fio da esquerda por baixo e para cima do fio da direita, cruze-o por trás dos dois centrais e traga-o para fora por dentro do arco que o fio da direita formou. Puxe as duas pontas para apertar o nó.

  4. Passe o fio da direita por cima dos fios centrais e repita o procedimento anterior, agora de modo contrário. Coloque o fio da direita sobre o fio da esquerda, passe por baixo e para cima, cruzando os fios centrais e saindo para fora por dentro do arco formado. Se você continuar alternando os lados, fará o nó direito. Se preferir trabalhar sempre com o mesmo lado, obterá o nó em espiral.

  5. Quando terminar de trançar, faça um nó cego nas pontas para impedir que os nós se desmanchem.

Loading...

O que você precisa

  • Linha para macramê
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Prancheta para papel

Referências

Loading ...
Loading ...