×
Loading ...

A batata asterix é mais saudável do que a inglesa?

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

A escolha entre os tipos de batata geralmente é questão de gosto e do tipo de receita a ser feita. Ambas batatas, asterix e inglesa, oferecem uma riqueza de benefícios nutricionais e as quantidades de nutrientes presentes nelas são quase as mesmas. Contudo, coletar todos os fatos pode ajudá-lo a decidir qual tipo de batata merece entrar no seu menu saudável.

As batatas asterix e inglesa fornecem pequenas quantidades de vitamina A e K (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Calorias, gordura, carboidratos e fibras

Uma batata média cozida do tipo asterix contém 154 calorias, cerca de 34 g de carboidratos e menos que 1 g de gordura. Já o mesmo tamanho de batata inglesa possui 163 calorias, 36 g de carboidratos e menos que 1 g de gordura. O primeiro tipo fornece 3,1 g de fibra, ou seja, 12% das 25 g sugeridas para o consumo diário para mulheres e 8% do consumo para os homens. A batata inglesa contém um pouco mais de fibra, cerca de 3,6 gramas.

Loading...

Conteúdo mineral

Batatas são ótimas fontes de potássio, e uma batata asterix média cozida contém 943 mg dele. Isso significa 20% dos 4.700 mg de potássio sugeridos para o consumo diário de adultos para garantir a saúde dos músculos e do coração. Uma batata inglesa, com o mesmo tamanho, apresenta quase o mesmo, 941 miligramas. Ambos tipos fornecem cerca de 14% do ferro necessário para os homens e 6% para as mulheres. O ferro é essencial para a produção de hemácias. Tanto a batata asterix como a inglesa fornecem pequenas quantidades de zinco e de fósforo.

Vitaminas

Ambas batatas fornecem 21,8 mg de vitamina C, ou seja, 29% do consumo diário indicado para as mulheres (75 mg) e cerca de 1/4 do consumo indicado para os homens (90 mg). A vitamina C ajuda a manter sua pele, dentes e gengivas saudáveis. As batatas também fornecem 17% da quantidade de niacina indicada para os homens e 19% para as mulheres. Essa vitamina ajuda seu corpo a transformar alimento em energia.

Poder dos fitonutrientes

A pele da batata asterix contém de duas a três vezes mais antioxidantes que as batatas inglesas, de acordo com um artigo publicado no "Plant, Soil e Environment", de 2005. Esses antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres, compostos prejudiciais que podem aumentar o risco de doenças como problemas cardíacos. A cor vermelha dessas batatas também significa que elas contêm antocianinas, um tipo específico de antioxidante que ajuda a diminuir a lipoproteína de baixa densidade, bem como oferecer proteção contra os radicais livres.

Batatas em sua dieta

Uma batata cozida, seja qual for o tipo, é uma refeição baixa em gordura, quando acompanhada de carnes assadas ou grelhadas. Adicione-a à sua salada de espinafre para acrescentar textura e nutrição. Troque a carne com feijão por batatas cozidas em tacos ou burritos. Enriqueça o sabor da sua batata sauté com queijos com baixo teor de gordura e abacate. As batatas asterix e inglesa podem ser usadas nos mesmos pratos para fazer suas receitas de purê ou "gratin".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...