Sinais de uma batata estragada

As batatas devem ser examinadas antes de cozinhar para verificar se elas não estão estragadas

Seiya Kawamoto/Lifesize/Getty Images

As batatas devem ser armazenadas em um lugar fresco, escuro e seco. Elas não devem ser expostas à luz solar, pois isso pode estragá-las. Também não devem ser armazenadas na geladeira, pois isso pode fazer com que o amido vire açúcar, alterando o sabor. As batatas também não devem ser armazenadas perto de cebolas, já que as duas podem soltar gases que fazem a outra estragar mais rápido.

Brotos

As batatas que começaram a brotar podem conter solanina, uma toxina que é venenosa aos humanos. Embora uma batata com alguns pequenos brotos possa ser consumida se eles forem arrancados, uma batata com muitos brotos grandes pode precisar ser jogada fora. Nunca coma os brotos de uma batata, pois eles podem ser tóxicos.

Cor verde

A batata com uma tonalidade verde provavelmente foi exposta à luz solar e pode conter solanina. Uma pequena parte verde pode ser cortada antes da batata ser consumida. Uma parte verde maior não deve ser comida, e sim jogada fora.

Enrugada

Se uma batata parecer enrugada ou a pele estiver murcha, é porque ela estragou. As batatas que estão macias ou moles ao toque também estragaram. Elas não devem ser comidas, e sim jogadas fora. Uma batata deve ser firme e suave quando você comprá-la e na hora que for usá-la para cozinhar.

Descoloração e brotos

As batatas que estão sem cor podem também estar estragadas. Embora uma batata possa ter alguns brotos superficiais, ela não deve ter em muita quantidade ou muito profundos. As batatas vermelhas devem ter um tom de rosa profundo, mas as marrons não. Elas também devem estar livres de áreas deterioradas e podres.

eHow Brasil
×