×
Loading ...

O que é um batente de porta?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O batente de porta é um elemento arquitetônico de acabamento instalado em volta de uma porta. Esse tipo de acabamento é mais encontrado em portas de residências e não pode ser usado com molduras de portas de metal na maioria das aplicações comerciais. O batente de porta também é conhecido como "portal", que pode ser usado no exterior da casa.

O batente certo pode transformar a aparência de uma entrada (big black door image by hazel proudlove from Fotolia.com)

Função

Na maioria das aplicações, o batente de porta pode ter uma função prática ou estética. Ele cobre espaços entre a beira da porta e a parede em volta, o que ajuda a promover uma combinação mais eficaz no ambiente. Cobrindo esses espaços, o batente também bloqueia a entrada de correntes de ar, insetos e poeira na casa. Como todos os acabamentos, esse também adiciona uma decoração ao cômodo, e pode até ajudar a tornar a entrada o ponto visual principal do espaço.

Loading...

Instalação

Você pode instalar batentes nos dois lados da porta ou em apenas um. Alguns módulos já vêm com um batente em um lado para ajudar no alinhamento e instalação da porta no local. Se quiser colocar batentes no outro lado, é possível adicionar peças de acabamento separadas, que podem vir inclusas no módulo, ou não. O batente é montado de forma que as pontas dele estejam niveladas com a beirada da abertura e os cantos são cortados para criar uma união suave. Ele fica com uma aparência melhor quando o material em cada lado da porta é inteiriço. Os instaladores podem fixar o batente no local com pequenos pregos de acabamento ou parafusos para uma maior segurança.

Características

O batente é feito de madeira sólida, compensados de madeira, plástico ou metal. Dependendo do material, pode ser pré-finalizado pelo fabricante ou finalizado após a instalação usando tinta. Quando a moldura lateral é muito espessa e ornamentada, pode lembrar uma coluna ou pilastra tradicional. Muitas casas antigas apresentam uma moldura elaborada na parte superior, que pode ter gravado o brasão da família ou outro modelo; ou pode até conter uma moldura com vitral ou outro tipo de janela de visualização.

Tipos

Os tipos de batentes de porta são frequentemente distinguidos por sua aparência ou contorno. O acabamento mais básico tem uma superfície suave com pontas quadrangulares ou retangulares. Um batente mais moderno pode ser arredondado ou inclinado, para criar um acabamento mais atual. Também estão disponíveis infinitos contornos esculpidos elaboradamente para aqueles que desejam criar um acabamento ornamentado. Não importa o contorno do batente, as pontas perpendiculares às paredes são quase sempre quadradas ou planas. Isso permite que outros tipos de acabamentos, como cadeiras ou molduras, se encaixem com as pontas do batente da porta.

Considerações

Muitos proprietários de casas escolhem batentes que combinem com outros acabamentos do cômodo, especialmente molduras de janela e sancas. Comparado a esses outros elementos, o batente é tradicionalmente menor e menos elaborado, mas pode conter o mesmo traçado básico. Para um acabamento personalizado acessível e alternativo, os proprietários podem usar diferentes tipos de modelos básicos. Por exemplo, um batente quadrado com uma moldura superior arredondada ou seções menores esculpidas pode imitar o aspecto de um acabamento mais caro, mas custa muito menos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...