Como fazer baús do tesouro no RPG Maker XP

Escrito por kevin walker | Traduzido por tiago tostes
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Como fazer baús do tesouro no RPG Maker XP
Como adicionar baús do tesouro no RPG Maker XP (treasure chest image by .shock from Fotolia.com)

RPG Maker XP é um ambiente de desenvolvimento, publicado pela empresa japonesa Enterbrain. O software foi projetado com um objetivo em mente: tornar possível para aqueles sem experiência de programação criar, desenvolver e publicar o seu próprio role playing games (RPG) 2D, semelhante aos RPGs populares como Final Fantasy 3 e Chrono Trigger.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Você vai precisar de:
  • RPG Maker XP

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Instruções

  1. 1

    Pressione F8 para mudar para a camada de eventos. Alternativamente, você pode clicar em "Mode" e "Events", na barra de menu.

  2. 2

    Clique com o botão direito do mouse no local, no mapa, onde você quer colocar um baú do tesouro. Escolha "Create New Event".

  3. 3

    Dê um duplo clique no quadrado por baixo da palavra "Graphic". Role a lista de gráficos até ver "174-Chest01". Escolha uma das imagens de um baú do tesouro fechado e clique em "OK".

  4. 4

    Clique 2 vezes dentro da caixa "List of Event Commands" e selecione "Change Items". Selecione o item que o jogador irá receber, a partir da lista suspensa e clique em "OK". Se você deseja que o jogador receba mais de um item, basta aumentar o campo "constant" para o valor que desejar.

  5. 5

    Clique em "Show Text" e escreva uma frase curta para dizer ao jogador o que ele encontrou no baú. Neste ponto, você tem um baú, mas é uma caixa que nunca estará vazia. Cada vez que o jogador caminha até o baú e clica no botão de ação, ele vai receber um item.

  6. 6

    Dê um duplo clique em "List of Event commands" e selecione "control self switch". Clique no botão "on" para dizer ao baú que o seletor "A" está ligado.

  7. 7

    Clique em "New Event Page" para criar um outro conjunto de código para o evento. Este conjunto de código irá descrever o que fazer se o bau já foi aberto. Marque a caixa que diz "self switch" e configure para "A is ON" Dê um duplo clique na caixa de gráfico, só que desta vez, você vai escolher uma das imagens de um tesouro aberto.

  8. 8

    Dê um duplo clique em "List of Event Commands" e escolha "Show text". Escreva "Está vazio". Marque o campo "direction FX" em ambas as páginas. Isto vai garantir que o baú não abra e feche toda vez que o jogador caminhe até ele.

  9. 9

    Clique em OK e pressione F12 para executar o seu jogo.

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