Educação e ciência

O que é o Baytril?

Escrito por peggy deland | Traduzido por ana beatriz de menezes gomes
O que é o Baytril?

O Baytril pode ser usado no gado

Photo courtesy of Patrick Nijhuis

O Baytril é um antibiótico de amplo espectro para uso em animais de companhia e gado. Ele é fabricado pela divisão de saúde animal da Bayer e é prescrito para o tratamento de vários tipos de infecções, bem como cuidados preventivos na pecuária. Várias formulações estão disponíveis, incluindo a líquida, que pode ser adicionada à água ou aos alimentos, comprimidos aromatizados, comprimidos normais e a solução injetável.

Outras pessoas estão lendo

Finalidade

O Baytril é utilizado para o tratamento da pele, do trato urinário e infecções respiratórias em cães e gatos. É eficaz contra bactérias gram-negativas e algumas infecções bacterianas gram-positivas, incluindo as causadas por Escherichia coli, Staphylococcus intermedius, Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis. Ele também é utilizado para o tratamento de infecções em aves domésticas, principalmente para infecções respiratórias. Em bovinos e suínos, O Baytril é usado principalmente para o tratamento da doença mastite, doença entérica e infecções respiratórias.

Considerações

O Baytril, como todos os antibióticos, não é eficaz no tratamento de infecções virais, a menos que uma infecção bacteriana secundária ocorra. Devido ao risco de bactérias resistentes a antibióticos, ele não deve ser usado a menos que seja claramente indicado. O Baytril pode aumentar a concentração de teofilina em animais e, portanto, deve-se tomar cuidado quando esses fármacos são tomados ao mesmo tempo. O sucralfato pode limitar a absorção do Baytril; esses medicamentos devem ser tomados pelo menos com duas horas de intervalo. Tomar o Baytril com ciclosporina pode aumentar o risco de dano renal causado pela ciclosporina; outros antibióticos devem ser considerados em animais que tenham a ciclosporina.

Efeitos colaterais

O Baytril não costuma causar efeitos colaterais visíveis, mas alguns animais podem sentir náuseas, perder o apetite, ter diarreia ou vômitos quando tratados com este fármaco. Esses efeitos secundários são muito mais comuns quando doses elevadas são utilizadas. Como o Baytril está associado a danos na cartilagem de filhotes, ele não deve ser prescrito para cães com menos de oito meses de idade, a menos que seja absolutamente necessário. Esse efeito não foi observado em outros animais. Cristais de ácido úrico podem aparecer na urina dos animais que tomam Baytril; embora clinicamente insignificante, esse efeito pode alterar os resultados dos testes laboratoriais. O Baytril foi associado com danos na retina quando utilizado em gatos, embora esse efeito seja raro e o risco, normalmente, não exclua a utilização desse medicamento.

Tempo de uso

O Baytril é geralmente prescrito uma vez por dia pela duração do tratamento — normalmente de 5 a 10 dias. Quando a infecção é particularmente grave, ele pode ser tomado por até 30 dias. Todo o tempo de tratamento deve ser concluído, mesmo que os sintomas não estejam mais presentes. Quando o Baytril é utilizado no tratamento de animais, carne e ovos produzidos pelos animais tratados não devem ser vendidos para consumo até que se passe um período suficiente desde a última administração do medicamento. Esse período de espera é ajustado pela USDA e baseia-se no tempo que leva para que toda a medicação, exceto uma quantidade clinicamente insignificante, seja eliminada dos tecidos.

Histórico

O ingrediente ativo no Baytril é a enrofloxacina, um antibiótico de quinolonas de terceira geração. Ele foi descoberto em 1980 pelos pesquisadores da Bayer, Grohe e Peterson. A enrofloxacina é utilizada apenas para o tratamento de animais, mas outras quinolonas são usadas ​​em medicina humana. A primeira das quinolonas, o ácido nalidíxico, foi descoberta em 1962 e usada para tratar infecções renais. Esse ácido foi descoberto acidentalmente durante o desenvolvimento de drogas anti-malária.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media