Saúde

Por que meu bebê de 5 meses não quer tomar a mamadeira?

Escrito por meg campbell | Traduzido por marcella narvaes
Por que meu bebê de 5 meses não quer tomar a mamadeira?

É preocupante quando um bebê se recusa a tomar mamadeira

milch image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com

Há várias razões possíveis para um bebê recusar a mamadeira, mas não importa a razão, os pais que não conseguem dar a mamadeira para seus filhos ficam preocupados e frustrados. Seja porque o bebê está acostumado com o peito da mãe e recusando a introdução da mamadeira — ou sempre usou a mamadeira e de repente começou a recusá-la — há estratégias para ajudá-lo a voltar à sua rotina de alimentação normal.

Outras pessoas estão lendo

Problemas comuns da mamadeira

Bebês acostumados a mamar no peito podem recusar a mamadeira simplesmente porque sentem que não é mais o mesmo bico que os está alimentando. Se o bebê estiver sendo acostumado à mamadeira e ao leite ao mesmo tempo, a diferença será dupla, já que o gosto, cheiro e consistência do leite materno não é a mesma. Já alguns que estão acostumados com a mamadeira podem começar a recusá-la porque ela tem algum problema — talvez porque o buraco esteja entupido ou seja maior que o normal.

Dentes

De acordo com o Dr. Spock, um especialista famoso no campo dos cuidados com bebês e crianças, alguns bebês entre 4 e 7 meses de idade agem de forma "estranha" na hora da alimentação, devido ao crescimento de seus dentes. O Dr. Spock explica que para alguns bebês, "o ato de sugar provoca dor nas gengivas e faz com que formigue de forma insuportável". Com essa idade, muitos bebês preferem alimentos mais sólidos — introduzidos com 4 meses de idade — do que a amamentação. O nascimento dos dentes pode ser a razão porque um bebê de 5 meses de idade recusa a mamadeira.

Estratégias de alimentação

Algumas maneiras de ajudar um bebê a tomar a mamadeira incluem encontrar o bico apropriado para ele. Se ele usa uma chupeta, encontre um bico similar a essa. Se um bebê acostumado com a amamentação materna está sendo introduzido a outro tipo de leite, colocar um pouco de leite materno no bico pode ajudá-lo a começar a tomar na mamadeira. Até permitir que ele mastigue ou brinque com o bico antes pode incentivá-lo a começar a tomar na mamadeira. Outra maneira é dar a mamadeira enquanto o bebê está em uma posição semi-ereta (como no banco do carro ou em um balanço). Apenas certifique-se de que não há nada de errado com a mamadeira ou seu conteúdo.

Estratégias durante o nascimento dos dentes

O Dr. Spock recomenda que um bebê que tenha os dentes nascendo coma mais sólidos regularmente. Para fazê-lo tomar da mamadeira, experimente fazer o buraco do bico um pouco maior para que ele sugue mais leite em menos tempo, limitando a possibilidade da ação deixá-lo agitado. Lembre-se que o apetite do bebê pode mudar conforme ele cresce, às vezes aumentando ou diminuindo.

Alguns bebês nunca tomam a mamadeira

Enquanto há inúmeras razões para um bebê recusar uma mamadeira por algum período, ou preferir a amamentação materna, há alguns bebês que se recusam a tomar mamadeira sempre, de acordo com os especialistas do Baby Center. Eles dizem que apesar dos aconselhamentos comuns ditarem que um bebê irá se alimentar quando estiver realmente com fome, não deveria haver uma batalha de vontades entre os pais e o bebê. Se todas as estratégias de alimentação falharem e a amamentação materna não for uma opção, experimente dar água e leite materno ou outro leite em uma xícara para crianças.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media