Por que meu bebê fica inquieto no final da tarde?

Escrito por sarah burger | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu bebê fica inquieto no final da tarde?
Bebês normalmente inquietam-se no final da tarde (baby image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

O choro pode ser difícil de aguentar para pais novos, especialmente se a razão não for clara. Muitos bebês ficam inquietos e o período mais comum para que isso aconteça é ao final da tarde e começo da noite. Existem muitas razões pelas quais uma criança pode ficar triste nesse período todas as noites.

Outras pessoas estão lendo

Excesso de estímulo

Os bebês são novos no mundo e cada experiência requer processamento. Sempre que seus olhos estão abertos eles absorvem novas informações. No final do dia, estão cheios de informação e talvez precisem descarregar sua frustração através do choro, especialmente se estão em um ambiente barulhento. Se o excesso de estímulo é um problema, um quarto escuro e quieto pode ajudar, assim como o som tranquilizante de um ventilador ou de um dispositivo que produza barulhos agradáveis.

Cansaço

Bebês, apesar de parecerem dormir o tempo todo, nem sempre são bons em adormecer à noite. Se um bebê fica excessivamente cansado, pode se tornar ainda mais difícil de fazê-lo adormecer, especialmente quando ele fica estimulado ou irritado. De acordo com "Hábitos de dormir felizes, criança feliz", de Marc Weissbluth, os pais devem observar sinais de sonolência em seus bebês para depois pôr a criança na cama, antes que ela fique inquieta. Quando o bebê chega ao estado de extremo cansaço, pode se tornar irritável, mal-humorado e difícil de se fazer adormecer. A hora de dormir deve ser um momento relaxante do final da tarde. Bebês que tiram boas sonecas durante o dia estão propícios a dormir melhor à noite, então sonecas ao dia são uma boa ideia para ter certeza de que seu bebê não ficará excessivamente cansado ao final da tarde.

Cólicas

A cólica é uma forma extrema de inquietação. A Mayo Clinic define cólicas como "períodos frustrantes de choro intenso e inconsolável". Durante esses períodos, torna-se quase impossível confortar o bebê. Tais momentos são previsíveis e ocorrem à noite por volta do mesmo período durante dias, semanas ou até meses. Normalmente a cólica melhora quando a criança completa 3 meses. Não existem causas conhecidas da cólica e poucas opções de tratamento estão disponíveis, embora os médicos possam ajudar as famílias a lidar com ela.

Desconforto

Se um bebê está constantemente inquieto ao final da tarde, a mesma razão pode estar desconfortando-o toda noite ou talvez seja uma variedade de razões se alternando a cada noite. Ele pode este com calor, com frio, molhado ou com fome, o que são situações fáceis de se resolver. Ele também pode estar com o estômago irritado. De acordo com Mayo Clinic, se a mãe é lactante, o bebê pode ficar irritado depois da mãe se alimentar de comidas que produzem gases. Alguns bebês gostam de ser envolvidos por um manto e podem ficar inquietos caso isso não aconteça. Outros gostam de se movimentar e podem ficar agitados quando estão presos. O que conforta um bebê pode não confortar outro e muitos pais usam o método de tentativa e erro para descobrir a fonte de inquietação de seus bebês.

Isso é o que bebês fazem

Bebês choram. É uma das coisas que eles fazem. Porém é difícil para os pais aceitar que muitos bebês ficam inquietos no final da tarde sem uma boa razão. O período de agitação não dura muito e frequentemente não há problema nenhum com a criança. De acordo com a organização internacional Amadurecendo Famílias, a maioria dos bebês tem sua hora de inquietação particular, que normalmente é no final da tarde e começo da noite. Pais podem ficar tranquilos em saber que milhões de outros pais estão passando pela mesma situação todos os dias e que os bebês saem desse fase rapidamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível