Beber café pode melhorar a sua saúde?

Escrito por patrícia vergara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Beber café pode melhorar a sua saúde?
Além de ser gostoso, o café pode trazer benefícios para sua saúde (Getty Images)

Uma das bebidas mais populares e apreciadas do Brasil, o café é para muita gente um item indispensável no dia a dia, seja no café da manhã ou após o almoço, puro ou com leite. Há até quem prefira o café em sobremesas, doces e sorvetes. Além de ser muito saboroso e usado para diversas receitas, essa bebida amada pelos brasileiros pode fazer muito bem a saúde se não for consumido em excesso. Saiba quais os principais benefícios do café para sua saúde e saboreie essa bebida sem culpa.

Outras pessoas estão lendo

Muito além da cafeína

O café é conhecido principalmente por possuir uma grande quantidade de cafeína, que se consumida em excesso pode trazer maleficios para a saúde. Mas o que poucos sabem é que o café tem muitos outros nutrientes que fazem muito bem à saúde, como potássio, ferro, magnésio, zinco e alguns outros minerais. Mesmo a cafeína, que é vista como vilão, pode ajudar no combate a doenças, como depressão e mal de Parkinson, já que estimula o sistema nervoso e traz uma sensação de bem-estar, disposição e ânimo. Outra vantagem é que essa substância também estimula também a digestão, pois é diurética.

Beber café pode melhorar a sua saúde?
O café possui nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Sem culpa

Segundo especialistas, o ideal é consumir no máximo quatro xícaras de café por dia, para a bebida não causar mal-estar. Há estudos que mostram também que a ingestão da bebida pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer de pele, pois o alimento é rico em antioxidantes, nutriente que protege o corpo de radicais livres. Esses antioxidantes tem papel importante na eliminação de toxinas e também na redução da inflamação causada pela artrite. Outras pesquisas, ainda não concluídas, associam o a ingestão de café com o aumento da fertilidade nas mulheres.

Previne doenças

Já foi comprovado que o consumo diário de café reduz o risco de contrair cirrose hepática, câncer de fígado e insuficiência hepática. Apesar desses benefícios advirem da cafeína, é somente o café que ajuda a regular o fígado. O consumo regular desse alimento também diminui o risco de desenvolver gota, pois os antioxidantes presentes no grão diminuem a insulina do sangue e automaticamente diminuem o ácido úrico, causador da doença.

Vida longa

Um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer mostrou que pessoas que costumam consumir café diariamente estão propensas a ter uma vida mais longa e saudável do que aqueles que não possuem esse hábito. A presença de nutrientes e antioxidantes contribui para o combate natural do envelhecimento, ajuda a superar problemas mentais e melhora consideravelmente o raciocínio. O café possui também ácidos clorogênicos, que estimulam a produção de endorfina, substância ligada ao sentimento do prazer. Portanto, ajuda a melhorar o humor e deixar seu dia mais feliz.

Beber café pode melhorar a sua saúde?
Café ajuda a ter uma vida longa e saudável (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível