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Bebidas alcoólicas sem carboidratos

Atualizado em 17 abril, 2017

Bebidas alcoólicas sem carboidratos são a escolha perfeita para pessoas que estão seguindo uma dieta livre de carboidratos para perder peso ou para controlar a diabetes. No entanto, algumas bebidas alcoólicas são comercializadas como sendo livres de carboidratos ou contendo pequenas quantidades dessas substâncias. Apenas alguns tipos podem ser classificados como livres de carboidratos, e essas bebidas não são necessariamente saudáveis. Consulte um médico antes de consumir álcool, especialmente se você toma alguma medicação.

Uísque não contém carboidratos (jordan_rusev/iStock/Getty Images)

Tipos

Cervejas comuns são as bebidas que mais contêm carboidratos, com 12 gramas por 500 ml, enquanto algumas versões "lights" oferecem apenas três gramas. O processo de fermentação das cervejas e dos vinhos invariavelmente envolve carboidratos na composição do produto final, independentemente das informações do fabricante. David J. Hanson, ph.D., explica no site Alcohol Problems and Solutions que o álcool etílico é a única forma da substância que é completamente livre de carboidratos em virtude do processo de destilação. Alguns exemplos de bebidas produzidas com o álcool etílico são: rum, gim, conhaque e uísque.

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Cerveja light (Igor Tarasyuk/iStock/Getty Images)

Efeitos

Os carboidratos presentes no álcool são transformados em calorias — e mesmo o álcool etílico contém calorias. Uma dose de 15 ml de rum contém 33 calorias. Se você costuma ingerir bebidas alcoólicas regularmente, certamente poderá apresentar ganho de peso com o tempo. Beber excessivamente, independentemente da quantidade de carboidratos da bebida, pode causar diminuição do tempo de vida, hipertensão, doenças cardíacas e AVC.

Rum bom gelo (Jaroslav74/iStock/Getty Images)

Equívocos

Cervejas e vinhos são as bebidas mais alteradas pelos fabricantes para diminuir as quantidades de carboidratos a fim de que elas possam ser comercializadas como produtos contendo baixos teores da substância. De qualquer maneira, essas bebidas ainda mantêm quantidades de carboidratos e, portanto, não são recomendadas para pessoas que estão seguindo uma dieta. Hanson explica que o corpo não converte o álcool em açúcar, então os carboidratos presentes nas bebidas não fornecem um impacto grande em uma dieta cujo objetivo seja diminuir os níveis de açúcar no sangue. Bebidas não alcoólicas não ajudam muito e podem conter até o dobro do teor de carboidratos das bebidas comuns.

Taça de vinho tinto (Roman Sigaev/iStock/Getty Images)

Prevenção ou solução

As bebidas alcoólicas são mais do que fontes de carboidratos. Na verdade, o importante é se preocupar com as maneiras como o álcool interfere em sua vida e na sua saúde em vez de focar nas quantidades ingeridas de carboidratos. Beber muito e em pouco tempo pode ter o mesmo impacto de consumir álcool em períodos mais longos. A melhor solução é beber moderadamente ou não beber. E, claro, essas recomendações servem para pessoas saudáveis. Consulte o médico para saber mais sobre o consumo de álcool.

Beba com moderação (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
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Referências

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