×
Loading ...

Como fazer um belo discurso ao propor o brinde de casamento

Atualizado em 13 junho, 2017

O brinde de casamento confere a oportunidade ao padrinho, à madrinha e aos noivos de agradecer aos convidados por terem comparecido ao evento. Os brindes são criados a partir de uma variedade de costumes, de modo que até mesmo as pessoas mais nervosas não deverão temê-lo quando forem proferir o discurso. Se estiver na festa de casamento, esclareça as suas ideias com a noiva e o noivo antes de propô-lo. Evite histórias que possam prejudicar ou constranger alguém.

Instruções

Ao propor um brinde para os noivos, segure uma taça, a fim de evitar inquietações e distrações (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Em primeiro lugar, pense no estilo do brinde que será proposto antes de escrever o discurso. No caso, você fará um brinde com seriedade ou de forma bem-humorada? Pergunte aos noivos quais as suas preferências antes de começar o discurso.

    Loading...
  2. No início do discurso, agradeça à noiva e ao noivo por convidá-lo para estar na festa de casamento, bem como os demais convidados por terem comparecido. Apresente-se e explique o seu relacionamento com as pessoas que estão casando. Os noivos também poderão agradecer os convidados por estarem presentes na cerimônia.

  3. Faça uma lista contendo ideias para o discurso. Se você for uma das pessoas que estiverem casando, escreva como conheceu sua esposa, como ocorreu o início do namoro e a forma como a proposta de casamento foi feita. Relatos engraçados também podem ser incluídos; por exemplo, conte que em um determinado dia, você saiu do banheiro com papel higiênico preso no sapato e sua esposa tirou sarro da situação. Selecione dois ou três acontecimentos engraçados e inclua-os no discurso.

  4. Escreva histórias que demonstrem a sua relação de amizade com uma ou as duas pessoas que estão casando. O noivo já lhe ajudou a passar por um momento emocionalmente complicado ou a noiva já lhe ajudou a superar um relacionamento malsucedido? Você já fez brincadeiras com o noivo? Escolha uma dessas ideias para mencionar no discurso.

  5. Faça citações sobre o amor (veja Referências). Também é possível escrever letras de música que tenham como tema o amor. Evite letras que se relacionam com desilusões amorosas ou outros temas que trabalham a relação afetiva de maneira negativa. Selecione uma dessas citações positivas e utilize-a no discurso, dizendo por exemplo: "Como Platão já disse, ao ser tocado pelo amor, qualquer pessoa se torna poeta".

  6. Se estiver na festa de casamento, diga palavras de sabedoria ou dê conselhos ao jovem casal. O conselho poderá se sério ou bem-humorado. Um exemplo engraçado é dizer ao noivo para aumentar o volume da televisão quando estiver lidando com a sua esposa. Para conselhos mais sérios, diga aos noivos para resolver os problemas com calma, avisando-lhes que, embora possa ocorrer obstáculos em um casamento, essas situações podem ser resolvidas e superadas.

  7. Proponha o brinde ao casal, dizendo ao final: "Ao (nome do noivo) e à (nome da noiva)".

Loading...

Dicas

  • Pratique o discurso várias vezes. Se estiver errando uma certa palavra ou uma frase, apague-a e rescreva novamente.
  • Faça um discurso de poucos minutos. Não fique divagando.

Aviso

  • Com antecedência, esclareça todas as ideias do discurso com os noivos.

Referências

Loading ...
Loading ...