Mais
×

Benefícios do álcool cetílico para o cabelo

O álcool cetílico é um ingrediente encontrado em produtos de cuidados capilares, como condicionadores, tinturas e desembaraçadores. Uma cera emulsificante (que evita a separação de certos ingredientes, como óleo e água) feita através da combinação de álcoois gordurosos que ocorrem naturalmente em fontes vegetais, não é realmente um álcool como o de cozinha, que ressecaria sua pele, mas uma substância normalmente utilizada como lubrificante. O álcool cetílico é usado em muitos cosméticos e pode beneficiar o cabelo de várias maneiras.

O álcool cetílico é usado em muitos produtos capilares, incluindo condicionadores (red shampoo articles image by Julia Britvich from Fotolia.com)

Alisa e amacia

O álcool cetílico é um lubrificante à base de água que ajuda a eliminar o ressecamento que pode ocorrer nos cabelos tratados quimicamente ou com utensílios que usam calor, como chapinhas e secadores. O álcool cetílico ajuda os produtos condicionantes, selando a cutícula capilar, o que evita que os fios fiquem frisados ou quebradiços e adiciona brilho, deixando o cabelo mais macio. Também ajuda na hora de pentear, suavizando os nós.

O álcool cetílico funciona ajudando a reverter o ressecamento de secadores e chapinhas (hair dresser at work image by Laser from Fotolia.com)

Hidrata

O álcool cetílico agirá como uma barreira para evitar que a água saia, já que é gorduroso e não se mistura com a água. Quando o álcool cetílico é usado em produtos condicionantes, ajuda a evitar a perda de água no cabelo. Isso evita o ressecamento e os danos. Por conta de os condicionadores serem aplicados no couro cabeludo, os que têm álcool cetílico ajudam também a hidratar a pele. As propriedades de loção da substância agem como lubrificante para a pele e o cabelo sem deixar oleosos. Isso mantém o couro cabeludo e os fios hidratados e previne o ressecamento e a irritação da pele, que podem levar a coceira ou caspa.

Produtos com álcool cetílico ajudam a prevenir o ressecamento do couro cabeludo (Bad hair day image by Andrew Breeden from Fotolia.com)

Mais textura

Produtos usados para condicionar o cabelo funcionam melhor quando você pode aplicá-los uniformemente, já que devem cobrir todos os fios. O álcool cetílico adiciona uma textura rica e cremosa aos produtos de cuidados capilares, como condicionadores, e engrossa-os, tornando-os mais fáceis de aplicar a qualquer tipo ou comprimento. Essas propriedades emulsificantes e espessantes também permitem que os produtos cubram igualmente cada mecha de cabelo para obter os melhores resultados.

O álcool cetílico adiciona uma textura cremosa que torna o condicionador mais fácil de aplicar (creamy image by Dave from Fotolia.com)

Ajuda na manuseabilidade

Alguns álcoois podem fazer o cabelo crespo parecer ressecado e frisado, mas como o álcool cetílico é hidratante e lubrifica os fios, ele deixará os cabelos crespos mais macios e fáceis de pentear, além de mais manejáveis. Ele também age como espessante, podendo ser usado em produtos que adicionam manuseabilidade aos cabelos finos também.

Condicionadores que usam o álcool cetílico deixam os cabelos crespos mais maleáveis (woman on a beach image by Elena Vdovina from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article