Os benefícios da berinjela

Escrito por contributing writer | Traduzido por ronaldo moretti
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Os benefícios da berinjela
É encontrada em várias culturas gastronômicas e tem um alto valor nutricional (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A berinjela é um alimento muito comum, cultivado em todo o mundo. A maioria das pessoas come berinjela roxa, embora também pode ser encontrada branca, marrom e amarela. É um ingrediente comum da culinária grega, francesa, italiana e existe em muitos pratos indianos. Uma divisão do valor nutricional da berinjela mostra que é um alimento rico em vários nutrientes e baixo em gorduras e calorias.

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Vitamina C

Uma porção de uma xícara de berinjela fornece cerca de 2% da ingestão diária recomendada de vitamina C para uma pessoa. A vitamina C é um antioxidante que o corpo utiliza no crescimento e manutenção dos tecidos. Embora seja uma fonte, o valor nutricional diário da berinjela não é alto nessa vitamina quando comparado com muitas frutas e outros vegetais.

Potássio

O potássio é um mineral que funciona como um eletrólito no corpo e é crucial para o controle do coração. Alta concentração de potássio no sistema pode causar aceleração dos batimentos cardíacos e a baixa pode causar queda acentuada e perigosa da pressão de sangue. O valor nutricional da berinjela, quando se trata de potássio, é de 3% por porção.

Fibra Alimentar

A berinjela é rica em fibra alimentar, que é importante para o corpo e ajuda o intestino a ter uma regularidade normal. Também ajuda a manter o colesterol e o açúcar no sangue em níveis adequados. A porcentagem diária de fibra alimentar em uma porção de berinjela é de 10%.

Manganês

O valor nutricional da berinjela também inclui uma quantidade valiosa de manganês, outro mineral que serve para a manutenção dos ossos e ajuda a glândula tireóide a funcionar. Também interage com várias outras vitaminas dentro do corpo, para que funcionem e atuem corretamente. Uma porção de berinjela contém 6% da necessidade diária de manganês solicitada pelo corpo.

Nicotina

Nicotina não é algo que o corpo quer ou precisa, mas um componente relevante encontrado no valor nutricional da berinjela, que tem mais nicotina do que qualquer outra planta comestível. No entanto, a quantidade de nicotina encontrada na berinjela ainda está longe do que nível que tem nos cigarros ou outros produtos de tabaco. Seria necessário uma grande quantidade de berinjela para fornecer uma quantidade suficiente de nicotina para "ser fumada".

Calorias e gorduras

Um dos aspectos mais saudáveis da berinjela é que ela não composta por substâncias que sejam ruins para o corpo, mesmo considerando suas pequenas quantidades de nicotina. A berinjela é uma opção de baixo teor de gordura e baixa caloria para quem quer perder peso e comer saudavelmente. Esses benefícios também podem ser facilmente anulados ao se cozinhar com óleos, queijos e outros ingredientes que não exaltem as qualidades da berinjela.

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