Benefícios do chá pólvora

Escrito por pamela gentry | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios do chá pólvora
O chá pólvora é um tipo de chá verde (Chinese gunpowder green tea image by wime from Fotolia.com)

Apesar de seu nome e aparência únicos, o chá pólvora não contém pólvora. O que ele realmente contém é uma grande quantidade de antioxidantes, que estão sendo estudados por suas propriedades de combater doenças. O processamento mínimo deste chá permite que uma maior concentração de antioxidantes permaneça intacta. Por ser estudado sobre seu papel no combate ao câncer e a doenças cardíacas, o chá verde também tem despertado interesse de muitas comunidades preocupadas com a saúde. Alguns estudos também ligaram o chá verde com a crescente habilidade de queimar gordura e prevenir diabetes, derrames e demência.

Outras pessoas estão lendo

Origem

Beber chá pólvora é uma tradição que começou bem mais cedo do que se pode imaginar. Sua produção data por volta de 618 A.C., na Dinastia Tang, na China. Acredita-se que este antigo chá recebeu seu nome através dos navegadores britânicos, que perceberam que o formato do chá parecia com as bolas de pólvora que eles estavam carregando enquanto exportavam o chá da China para o Oeste.

Características

O formato interessante do chá pólvora é o que o torna tão único. Enrolado em bolas que parecem pérolas, o chá se abre como uma flor enquanto absorve água. Ocasionalmente, o chá abrirá de uma vez só, o que sugere que pólvora é, de fato, um bom nome para esta bebida. Chá pólvora é feito vaporizando as folhas de chá e enrolando-as firmemente em bolas pequenas, que são, então, secas. Enrolar o chá em bolas ajuda a manter as folhas frescas. Talvez esta seja a razão pela qual o nome chinês de chá pólvora significa "feito recentemente".

Benefícios

Já que o chá pólvora é classificado como um chá verde, ele compartilha todas as propriedades dos antioxidantes que são específicas do chá verde. Os antioxidantes desse chá, especialmente o EGCG (epigallocatechin-3-gallate), são muito benéficos. Antioxidantes são importantes para o corpo, pois agem como inibidores de radicais livres causadores de doenças. Radicais livres contribuem para o desenvolvimento de muitos tipos de doenças, como o câncer, e podem até causar danos à estrutura do DNA.

Potencial

Já que muitos estudos feitos à respeito dos benefícios a saúde trazidos pelo chá verde (como o chá pólvora) foram realizados no Japão, não está claro para alguns pesquisadores se os resultados foram alcançados somente pelo chá ou pela dieta e estilo de vida mais saudáveis dos que participaram das pesquisas. Um estudo conduzido no Japão envolveu 500 mulheres japonesas com câncer de mama em estágio I e II. Foi descoberto que aumentar o consumo de chá verde antes e após a cirurgia resultava em uma menor recorrência da doença.

Como preparar

Os modos de infusão variam muito conforme os diferentes tipos e as preferências pessoais. Entretanto, uma boa recomendação é uma colher de chá de chá pólvora para cada 150 ml de água. As folhas devem permanecer embebidas por cerca de um minuto. Como o chá pólvora tem um leve sabor de mel, não é recomendado adicionar leite ou açúcar. Seu sabor e aroma devem ser apreciados em seu estado natural.

Determinando a qualidade

Quando for comprar chá pólvora, procure por bolas vívidas. Isto quer dizer que o chá está relativamente fresco. Preste atenção também ao tamanho das bolas. Bolas pequenas e firmemente enroladas são sinais de alta qualidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível