Benefícios e complicações do hormônio GH

Escrito por lee morgan | Traduzido por giorgio calixto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios e complicações do hormônio GH
As injeções de hormônio do crescimento têm revelado benefícios e complicações (injection image by sasha from Fotolia.com)

O hormônio do crescimento, ou GH (Growth Hormone), é uma substância produzida naturalmente pela glândula pituitária que ajuda crianças a crescerem normalmente e a cicatrizar e manter os tecidos corporais ao longo da vida. As injeções de GH têm se tornado um método controverso de parar e reverter o processo de envelhecimento. Contudo, essas injeções têm mais complicações do que benefícios, segundo a Mayo Clinic (Clínica Mayo).

Outras pessoas estão lendo

Corredores

De acordo com o estudo realizado em 2010, pela American College of Physicians (Faculdade Americana de Médicos) e pela Annals of Internal Medicine (Anais da Medicina Interna), injeções de GH oferecem aos atletas capacidade de desempenho aprimorado. O estudo envolveu 96 atletas recreacionais saudáveis e aleatoriamente administrou injeções de GH e placebo ao grupo. Oito semanas depois os atletas que tomaram injeções de GH demonstraram um aumento de capacidade para realizar corridas de bicicleta ou corridas de 100 metros a pé.

A diferença na velocidade foi de apenas 0,4 segundos por 10 segundos, mas os pesquisadores afirmaram que essa pequena diferença é o suficiente para transformar alguém que chega em último lugar em um vencedor medalha de ouro nas Olimpíadas.

Benefícios para pessoas com deficiência de GH

Algumas pessoas têm deficiência de hormônios do crescimento, e as injeções de GH podem fazer a diferença para essas pessoas quando se trata da capacidade de exercitar-se, de acordo com a Mayo Clinic. Isso possibilitará à pessoa se exercitar mais vigorosamente e por longos períodos de tempo de modo a ganhar força adicional.

As injeções de GH também tornarão os ossos de uma pessoa com deficiência nesse hormônio mais densos, diminuirá a gordura do corpo e a ajudará a modelar os músculos, segundo a Mayo Clinic. Entretanto, aqueles com níveis normais do hormônio não serão ajudados nessas áreas pelas injeções, de acordo com a American College of Physicians. Na verdade, o GH pode causar o ganho de gordura em pessoas saudáveis.

Dor e inchaço

As injeções de hormônio do crescimento podem levar ao inchaço dos músculos do braço e da perna e dores significativas nas juntas, segundo o Mayo Clinic. Estudos sobre os efeitos colaterais ainda são limitados, então ainda não é claro se os efeitos gradualmente irão embora ou tendem a piorar.

Aumento das mamas

Homens que tomam injeções de GH podem ocasionalmente desenvolver ginecomastia, de acordo com a Mayo Clinic. Essa condição é um aumento anormal das glândulas mamárias, as quais fazem um homem aparentar ter seios de mulher.

Doença

Segunda a Mayo Clinic, o uso de injeções de GH tem sido associado à diabetes e à doenças cardíacas. Ainda não é claro, baseado nas divulgações científicas, se a suspensão do uso dessas injeções pode reverter tais condições.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível