Benefícios do consumo da erva mate

Escrito por paula haefeli Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios do consumo da erva mate
O chá mate pode ser consumido quente ou frio (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Seja quentinho na forma de chimarrão, como tomado na região sul, ou bem gelado com limão, onipresente nas praias do nosso litoral, o chá mate é uma das bebidas mais consumidas do Brasil. O mate não somente é uma delícia, mas também uma opção muito saudável e altamente nutritiva. Estudos comprovam que a erva possui propriedades benéficas para combater e prevenir diversas doenças, além de retardar o envelhecimento do corpo e promover o emagrecimento. Confira a seguir todos os benefícios da erva-mate e aproveite tudo o que ela tem a oferecer para sua saúde.

Outras pessoas estão lendo

Erva nutritiva

Estudos consideram a erva-mate um dos alimentos mais completos para o consumo humano, já que apresenta uma quantidade bastante alta de nutrientes. Um único copo ou xícara de mate oferece doses suficientes de cafeína, antioxidantes, ácido fólico, vitaminas A, B1, B2, C e E, sais minerais (alumínio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês e potássio), proteínas, frutose, glucose, óleos essenciais, sacarina e muitos outros nutrientes que o corpo precisa. O consumo diário do mate em forma de infusão, chá ou suco traz benefícios diretos à saúde.

Benefícios do consumo da erva mate
O mate oferece uma grande quantidade de nutrientes (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Emagreça e rejuvenesça

Assim como qualquer outro chá com propriedades diuréticas, o mate é um aliado importante nas dietas de emagrecimento e ainda oferece benefícios que outras ervas não têm. Ele possui substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres, enzimas que promovem o envelhecimento acelerado do corpo e são responsáveis por acumular gordura no corpo e nas artérias. Pacientes que possuem tendência a arteriosclerose (condição que leva as artérias a se tornarem mais grossas e endurecidas) podem prevenir doenças cardíacas e coronarianas tomando mate todos os dias. Ou seja, tomar mate emagrece, rejuvenesce e protege o coração.

Benefícios do consumo da erva mate
O mate, quente ou frio, ajuda a emagrecer e retarda o envelhecimento (Comstock/Comstock/Getty Images)

Combate à depressão

O mate é considerado também um importante aliado no combate à depressão e ao desinteresse sexual, sendo uma boa opção de bebida estimulante para a realização de atividades físicas e mentais. Suas substâncias bioativas (em especial a cafeína e os flavonoides) atuam nos músculos e nervos. Elas ajudam a combater a fadiga de maneira mais prolongada que o café e com menos efeitos colaterais, como insônia e irritabilidade. Além disso, a erva atua diretamente na circulação e aumenta os batimentos cardíacos, revigorando a oxigenação e oferecendo maior sensação de bem-estar.

Benefícios do consumo da erva mate
O mate ajuda a combater a fadiga mental e corporal (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Prevenção de doenças

Além de combater sintomas de doenças diversas, o chá mate também ajuda a prevenir outras tantas. Estudos da Universidade Estadual de Santa Catarina mostram que o consumo diário de cerca de 1 litro de mate auxilia na prevenção de doenças ligadas ao colesterol alto e até mesmo de alguns tipos de câncer. A taxa de colesterol ruim (LDL) dos que consumiram chá regularmente caiu cerca de 13%. Também foi observada a diminuição dos níveis de glicose e triglicérides, que são fatores responsáveis por doenças cardíacas e obesidade. Para quem quer se prevenir contra o câncer, a ação do tempo e doenças cardíacas, ou ainda combater a obesidade e a depressão de maneira simples e deliciosa, o mate é uma ótima opção!

Benefícios do consumo da erva mate
Além de saboroso, o mate é um remédio natural (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível