Os benefícios do custo-meta

Escrito por kathy adams mcintosh | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os benefícios do custo-meta
Para se manter competitiva, uma empresa precisa reduzir seus custos sem perder a lucratividade (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Muitas empresas enfrentam a pressão dos consumidores e da concorrência para manter os preços baixos. Se uma empresa aumenta seus preços, os clientes ameaçam parar de comprar ou dar preferência aos produtos concorrentes. Elas também podem enfrentar o aumento dos custos, o que reduz os lucros de cada produto que vendem. Essas empresas buscam diferentes táticas para aumentar seus lucros sem afetar o preço. E uma delas é o custo-meta, que oferece vários benefícios para as empresas que fazem uso dessa estratégia.

Outras pessoas estão lendo

Definição

O custo-meta envolve a análise inversa do produto, começando a partir do preço de venda. A empresa considera o preço projetado para cada unidade e o lucro desejado sobre ela. Depois, subtrai esse lucro do preço de venda para determinar o custo-alvo por unidade. Representantes de vários departamentos dentro da empresa são convocados para formarem uma equipe e compor o custo-alvo. O líder da equipe começa com a informação dos custos atuais e calcula a quantidade do custo que precisa eliminar. Juntos, a equipe encontra ideias para reduzir custos e atingir o valor alvo.

Foco proativo sobre os custos

Um benefício do custeio-alvo é o foco proativo dos custos. Ao buscar essa estratégia, a equipe visa diminuir os custos do produto antes que a empresa comece a perder dinheiro. Isso reduz as perdas totais contraídas. Uma abordagem alternativa, e menos benéfica, é reagir às pressões dos clientes e focar na redução dos custos, depois que a empresa começar a perder dinheiro.

Processos melhorados

Outro benefício do custo-meta são os processos melhorados resultantes dos esforços da equipe. As equipes consideram os custos dos materiais, os requisitos e os processos de trabalho. Elas geralmente descobrem ineficiências nos processos atuais e recomendam melhorias que aumentam a eficiência e reduzem os custos. Essas melhorias são aplicáveis ao produto que será direcionado, bem como aos outros que usam o mesmo processo. Ao melhorar os processos, a empresa também reduz os custos em outras linhas de produtos.

Colaboração entre os departamentos

As equipes de custo-meta necessitam da colaboração de funcionários de diferentes departamentos para encontrar maneiras de reduzir os custos do produto. Esses funcionários aprendem sobre as atividades realizadas em outros departamentos e como suas ações afetam os outros. Eles adquirem uma compreensão do panorama do negócio e constroem relações que são transferidas para projetos futuros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível