Os benefícios e desafios da urbanização

Escrito por a. renee hutcherson | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os benefícios e desafios da urbanização
Áreas urbanizadas, como as cidades, proporcionam mais oportunidades de emprego às pessoas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A urbanização é inevitável devido aos avanços tecnológicos e o aumento da população. A industrialização permite que as pessoas vivam com outros métodos sem ser a agricultura; isso fez com que muitos abandonassem o estilo de vida rural. A urbanização é um processo que está ocorrendo em quase todos os lugares do mundo habitados por humanos. Ela levou uma qualidade de vida melhor para muitas pessoas, mas também possui seus desafios.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A urbanização é o processo de aumento do crescimento da população em cidades e subúrbios; ela também inclui o aumento da industrialização. Há mais envolvimento no governo, indústria e comércio nas áreas urbanas. A palavra "urbanização" deriva de "urb", que é a palavra em Latim para "cidade". Os Estados Unidos e a Europa tiveram grande parte da urbanização ocorrendo durante a Revolução Industrial no século XIX. Não há um padrão universal de como as áreas urbanizadas são classificadas. Nos Estados Unidos, uma área urbanizada tem uma população de pelo menos 50 mil habitantes.

Causas

Viver em uma área rural proporciona menos oportunidades de trabalho. A agricultura é uma das principais formas de renda nas áreas rurais. A natureza imprevisível dos fatores ambientais, como a chuva e a seca, levam a uma renda flutuante. O padrão de vida é difícil de melhorar; portanto, as famílias optam por se mudar para as áreas urbanas. Há uma variedade maior de empregos nas cidades. A falta de espaço nas áreas rurais devido ao crescimento da população também leva à urbanização.

Benefícios

A conveniência dos bens e serviços é um dos benefícios da urbanização. Há acesso a mais serviços educacionais e médicos, o que permite uma alfabetização maior e melhoria na saúde. Há também menos uso de veículos pessoais e mais disponibilidade de transporte público. Há mais integração social nas áreas urbanizadas; pessoas de diferentes religiões, origens étnicas, classes sociais e raças residem na mesma área, o que leva a uma compreensão e aceitação maior das diferenças. Outro benefício da urbanização é a possibilidade de um maior potencial de ganhos devido à disponibilidade de mais empregos.

Desafios

O rápido crescimento das áreas urbanizadas é um desafio. Embora haja mais oportunidades, o aumento constante da população leva a mais competição. Isso faz com que surjam grandes quantidades de pessoas desempregadas e extremamente pobres. A poluição é um problema que afeta muitas áreas urbanizadas. Fábricas e veículos emitem fumaças no ar, o que pode levar a problemas respiratórios. O desenvolvimento de mais áreas para construir casas e empresas afeta negativamente o meio ambiente. A destruição de habitats desloca muitos animais. Também pode ser difícil financiar o aumento de uma área urbanizada devido ao seu rápido crescimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível