Mais
×

Os benefícios da dessalinização

A dessalinização é um processo que cria água potável de qualidade através da extração de sal e outros minerais da água do mar, águas subterrâneas salobras ou águas residuais tratadas. A dessalinização rende entre 15% a 50% da água potável em volume de água da fonte. O restante termina como resíduos, chamado "salmoura". A tecnologia melhorou a eficiência da dessalinização, diminuindo os seus custos em até 300%. Existem muitos benefícios provenientes da dessalinização que a tornam uma tecnologia promissora para um mundo cuja demanda por água limpa é cada vez maior.

A demanda por água potável está crescendo continuamente (water image by timur1970 from Fotolia.com)

Conservação de energia

Os sistemas de distribuição necessários para bombear água entre os estados consomem enormes quantidades inteiras de energia e geram uma grande quantidade de poluição do ar. O posicionamento estratégico de dessalinização reduz os custos de energia e diminui o impacto ambiental da distribuição de água. Embora esses benefícios devam ser contrastados com o fato de que as plantas necessitam de grandes quantidades de eletricidade, os avanços realizados reduziram o impacto ambiental das usinas de dessalinização. A mais significativa dessas melhorias envolve a construção de usinas de dessalinização no mesmo local, como as usinas de energia, onde elas têm uma relação simbiótica, e uma mitiga o impacto ambiental da outra.

Combate à seca

Durante os períodos de seca severa, a água disponibilizada através da dessalinização combateria à escassez.

Agricultura

O aumentado abastecimento de água proveniente das usinas de dessalinização diminuiria a necessidade de redistribuição da água nos municípios em que ela é necessária para a agricultura em tempos de escassez.

Habitats dos peixes

Os habitats dos peixes são erodidos quando a água de lagos, rios e águas subterrâneas são desviadas para o uso humano. O aumento dos volumes de água obtidos através da dessalinização da água do mar permitiria a restauração desses habitats. No entanto, esses benefícios devem ser pesados ​​contra os efeitos destruidores que as usinas de dessalinização têm no ecossistema marinho.

Autossustentabilidade

Para muitas comunidades costeiras que têm um inadequado abastecimento de água local, a dessalinização poderia libertá-los da dependência de fontes externas para sua água. O controle local dos recursos hídricos é fundamental para a capacidade autossustentável de uma comunidade.

Diversificação

Quando as cidades diversificaram as fontes de água, tonaram-se menos vulneráveis ​​às flutuações de uma única fonte. Isso permite uma maior estabilidade econômica para os municípios, uma maior disponibilidade e taxas de seguros mais consistentes para o consumidor.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article