Mais
×

Os benefícios e efeitos do calcário

Atualizado em 21 novembro, 2016

O calcário é uma rocha sedimentar feita principalmente de carbonato de cálcio, o qual é representado pela fórmula química CaCO3. O calcário corresponde a proximadamente 10% de todas as rochas sedimentares no planeta. Ele é formado tanto por processos bioquímicos quanto inorgânicos. Possui várias vantagens, visto que é um mineral de ocorrência natural que se dissolve facilmente na água. Está disponível em abundância, é relativamente barato e não é tóxico. Acrescentá-lo à água ou ao solo traz vários efeitos e inúmeros benefícios.

As falésias brancas de Dover são feitas de giz, uma forma de calcário (White Cliffs of Dover image by Angelika Bade from Fotolia.com)

Tipos de calcário

Devido às muitas formas que pode ser produzido, existem vários tipos de calcário. Uma delas é o giz, criado a partir dos esqueletos de pequenas criaturas marinhas. O giz é uma rocha porosa melhor representada pelas conhecidas falésias de Dover. Outro exemplo de calcário produzido bioquimicamente são os recifes de corais criados a partir dos restos de esqueletos de inverterbrados. Como erodem facilmente, a maioria dos sistemas de cavernas são encontrados em calcário. As estalactites e estalagmites em cavernas são essencialmente feitas de calcário inorgânico.

Recuperar lagos

O processo de adicionar calcário à água para neutralizá-la é conhecido como "calagem". Quando acrescentado a lagoas e lagos, tem o efeito de adicionar cálcio e evitar que a água se torne muito ácida. O benefício do calcário nessa situação é restaurar e ajudar a manter a ecologia da água e fazer com que possa existir a vida aquática. Também é um método barato de desacelerar a acidificação. Os cientistas têm usado a calagem para recuperar lagos e córregos mortos após terem sofrido ataques devastadores de chuva ácida. Embora não seja uma solução permanente para o problema de pH elevado, a calagem ajuda a evitar os danos causados pela chuva ácida. O calcário tem ajudado a restaurar lagos nos quais a vida já havia sido extinta pela acidificação.

Efeitos na vida aquática

Mais um dos efeitos e benefícios do calcário é que ele diminui os efeitos venenosos de metais tóxicos como chumbo, cádmio, zinco e níquel, que colocam em perigo a saúde humana e dos peixes. A calagem pode ajudar o índice de sobrevivência da vida aquática não só neutralizando a água que é muito ácida, mas reduzindo a quantidade de metais dissolvidos nela. Os lagostins e mexilhões usam o cálcio fornecido pela rocha para desenvolver as conchas que os protegem. O cálcio oriundo do calcário também é essencial para a formação de escamas em peixes adultos assim como o desenvolvimento dos ossos.

Proteger solos

Adicionar calcário a solos ácidos traz um benefício protetor, pois ajuda a proteger os solos de mudanças bruscas de pH. O calcário é espalhado nos gramados e acrescentado a pastos, plantações e jardins para fornecer o cálcio nutriente enquanto reduz a acidez do solo.

Efeitos a curto prazo

Quando o calcário é adicionado à água, pode criar turbidez e reduzir a limpidez da água. Esse efeito é fruto da partícula do calcário que fica suspensa na água. Outro efeito a curto prazo é que, como o fósforo é liberado da lama no fundo do lago, haverá um aumento de plantas no lago ou lagoa.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article