Os benefícios e efeitos colaterais da l-taurina

Escrito por meaghan massenat | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os benefícios e efeitos colaterais da l-taurina
Deficiências da taurina são incomuns, mas a suplementação não produzirá efeitos colaterais negativos (health supplement pills image by weim from Fotolia.com)

A l-taurina, também conhecida simplesmente como taurina, é um aminoácido não essencial. Ela é considerada não essencial porque os adultos podem produzí-la e porque é encontrada em peixes, carnes e laticínios. Segundo o Dr. Elson M. Haas em seu livro de 1992 "Manter-se saudável com nutrição," se não é produzida taurina suficiente em seu corpo nem consumida em sua dieta, a suplementação pode ser necessária, pois ela tem um papel importante em dezenas de suas funções corporais e é benéfica tanto para pessoas saudáveis quanto doentes.

Outras pessoas estão lendo

Funcionamento do coração

A taurina desempenha um papel importante em muitos aspectos de seu sistema cardiovascular. Este aminoácido ajuda a mover os nutrientes essenciais, tais como potássio, magnésio e cálcio, para dentro e para fora das células do seu coração para melhorar o seu funcionamento. Baixos níveis de taurina foram encontrados em pacientes que sofreram um ataque cardíaco. Haas discute o uso de taurina no Japão para pessoas que sofrem de doença cardíaca isquêmica. Múltiplas doses diárias deste aminoácido melhoraram a função cardíaca em pacientes que sofriam de uma variedade de condições cardíacas crônicas, tais como arritmia, insuficiência cardíaca congestiva e ataques cardíacos.

Os benefícios e efeitos colaterais da l-taurina
Estimula o bom funcionamento do coração (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Tratamento para epilépticos

De acordo com Haas, a taurina é um neurotransmissor inibitório que pode atuar como um sedativo para estados cerebrais excitáveis​​. O efeito calmante pode ser útil para prevenir convulsões em epilépticos e minimizar estados maníacos se você sofre de transtorno bipolar.

Os benefícios e efeitos colaterais da l-taurina
Minimiza os efeitos da epilepsia (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Vasodilatação

Os resultados de um estudo realizado por Yutaka Nakaya, da Universidade de Medicina de Tokushima, e uma equipe de pesquisadores no Japão, publicados em 2000 no "Jornal Americano de Nutrição Clínica", demonstram o papel da taurina na dilatação do sistema vascular. A suplementação de taurina pode aumentar a secreção de óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e melhora o fluxo de sangue e entrega de oxigênio para os músculos.

Os benefícios e efeitos colaterais da l-taurina
Efeito vasodilatador (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Diminui o colesterol

Segundo Haas, a taurina pode baixar o colesterol, melhorando a função da vesícula biliar, que pode, então, eliminar o colesterol através da bílis. Os resultados do estudo de Nakaya e sua equipe fornecem evidências para esta função exercida - a suplementação de taurina reduziu os níveis de colesterol no fígado e no sangue do grupo tratado.

Os benefícios e efeitos colaterais da l-taurina
Combate o colesterol alto (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Antioxidante

A taurina funciona como um antioxidante "potente", de acordo com o estudo de Nakaya. Os radicais livres atacam as células do seu corpo e podem causar doenças crônicas, como câncer, doença ocular, e possivelmente diabetes. Como observado por Nakaya e Haas, a taurina pode ajudar a proteger o corpo de danos causados pelos radicais livres.

Os benefícios e efeitos colaterais da l-taurina
Atacando os radicais livres (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Benefícios adicionais

Haas menciona que outros benefícios da taurina incluem tratamento para infertilidade masculina, cirrose e depressão. Além disso, os resultados do estudo da equipe de Nakaya sugerem que a suplementação de taurina pode ser benéfica se você sofre de diabetes tipo 2.

Os benefícios e efeitos colaterais da l-taurina
A taurina auxilia na luta contra a depressão (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Efeitos colaterais

De acordo com os resultados do estudo publicado no "Jornal Americano de Nutrição Clínica", a suplementação da taurina não causa efeitos colaterais graves, o que sustenta os resultados de estudos semelhantes revisados por Nakaya e a equipe japonesa. Além disso, um comunicado de imprensa de 2009 da Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos confirma que os níveis de taurina até 1.000 mg por kg de peso corporal por dia não é prejudicial. Este comunicado de imprensa veio depois que a comissão da AESA avaliou os níveis de taurina encontrados em bebidas energéticas e informou que eles não possuem efeitos prejudiciais. No entanto, Haas menciona que a toxicidade da taurina pode causar a diarreia ou úlceras pépticas, mas não aborda o que constitui esses níveis tóxicos.

Os benefícios e efeitos colaterais da l-taurina
Sem efeitos colaterais prejudiciais (John Howard/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível