Benefícios empresariais de se ter um canal no YouTube

Escrito por erik arvidson | Traduzido por daniela lemos
Benefícios empresariais de se ter um canal no YouTube
YouTube não é somente um site popular para que os indivíduos compartilhem seus vídeos favoritos. Também tem emergido como uma ferramenta de marketing para as empresas (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

YouTube não é somente um site popular para que os indivíduos compartilhem seus vídeos favoritos. Ele também tem emergido como uma ferramenta de marketing para as empresas, muitas das quais promovem ativamente os seus produtos ou serviços criando um canal no YouTube, por meio de marcas, anúncios e de vídeos contendo entrevistas com executivos e funcionários de uma empresa, além de apresentar meios que facilitem a interação entre eles e os cliente. Um canal de YouTube, utilizado de maneira efetiva, pode ajudar uma empresa a melhorar seus rankings no mecanismo de busca e aumentar a consciência a respeito de seus produtos.

Alcance do YouTube

No que se refere à divulgação da marca, os principais benefícios empresariais da criação de um canal do YouTube é o fato de ele direcionar para o site da empresa, o que pode contribuir para ou aumento das vendas. De acordo com o Alexa, uma empresa de análise da Web, o YouTube é o terceiro site mais popular do mundo (sendo precedido apenas e pelo Google e pelo Facebook), de modo que cerca de 490 milhões de pessoas no mundo visitam-no a cada mês, assistindo cerca de 2,9 mil horas de vídeo por mês. Empresas que criam vídeos convincentes e eficazes e os transferem para seu canal do YouTube, juntamente com os respectivos links de seu site de negócios, podem direcionar o tráfego do YouTube para o site.

Pesquisar classificações

Construir no YouTube um canal eficaz, frequentemente atualizado com conteúdos novos e interessantes, também pode contribuir para que a empresa melhore sua posição durante as buscas, de acordo com um artigo publicado em julho de 2011, pelo Pesquisa EngineJornal. Especificamente, o conteúdo apresentado por vídeos que utilizam as palavras corretas e os tags relevantes para que a empresa e seus produtos possam contribuir com a melhoria dos rankings de busca da empresa, apresentam em geral os resultados mais evidentes em um mecanismo de busca, por serem os mais relevantes conforme os termos pelos quais um usuário está procurando, o que não decorre necessariamente do fato de se tratar de uma publicidade paga. Além disso, o YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa do Web, atrás apenas do Google. Empresas com canais no YouTube podem pagar para que seu vídeos sejam privilegiados com uma classificação superior no ranking quando alguém procurar pelo vídeo usando palavras-chave específicas.

Sindicalização

De acordo com o artigo Pesquisa Engine Journal, as empresas obtêm maior êxito por meio de canais do YouTube quando seus vídeos são "sindicalizado" com outros sites de mídia social, incluindo Facebook, Twitter, Linkedin, Digg e outros, além de simplesmente postar vídeos no site e no blog da empresa. A sindicalização de um vídeo para outros sites de mídia social aumenta o número de pessoas que verão o vídeo e, em última análise, que visitarão o site da empresa. Algumas empresas têm obtido sucesso criando vídeos humorísticos e poderosos que se tornam endêmicos, o que significa que, após ser postado no canal do YouTube o vídeo de uma empresa foi visto por um grande número de usuários que gostaram dele e o compartilharam com seus amigos através da mídia social.

Aperfeiçoamento de Reputação

Um canal de YouTube também pode ajudar uma empresa a melhorar sua reputação e pode inserir muitas pessoas em uma empresa, conforme um post no blog por Agency Revolution, em junho de 2010. Por exemplo, se uma empresa tem sido criticada publicamente, pode postar vídeos no YouTube contendo entrevistas com executivos ou funcionários que falam sobre a missão da empresa ou por que eles são apaixonados por seus empregos. Se estes tipos de vídeos forem desenvolvidos de uma forma não apelativa e forem vistos como autoserviço, eles podem ajudar a construir uma imagem de maior fidelidade e reduzir algumas críticas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível