Benefícios do trabalho em equipe nos esportes

Escrito por james bisson | Traduzido por elisa lacerda de freitas
Benefícios do trabalho em equipe nos esportes
O trabalho em equipe nos esportes é fundamental para o sucesso de um time (football huddle image by sparkia from Fotolia.com)

O sucesso nos esportes coletivos envolve mais do que a soma de grandes esforços individuais; os times que tradicionalmente têm um desempenho melhor são capazes de trabalhar em equipe de forma fluida e eficiente com o mínimo de individualismo. O trabalho em equipe nos esportes proporciona aos atletas vários benefícios diferentes, e alguns têm um impacto direto sobre o desempenho dos jogadores, enquanto outros asseguram um bom relacionamento entre os companheiros mesmo quando as coisas não estão indo bem.

Otimização

A presença de jogadores habilidosos em um jogo ao mesmo tempo pode gerar resultados abaixo do esperado, principalmente se vários deles tiverem o mesmo conjunto de habilidades e acabarem tentando fazer a mesma coisa. Um time de futebol composto apenas de atacantes não se sairá tão bem quanto outro que também disponha de zagueiros e meio-campos. Um time de basquete cheio de pivôs terá mais dificuldades em comparação a uma combinação de pivôs, armadores e alas. Um trabalho em equipe eficaz inclui encontrar a combinação certa de jogadores e colocá-los em conjunto para otimizar suas habilidades. Um atacante e um zagueiro são uma combinação natural, pois ambos podem aproveitar suas melhores habilidades para otimizar o desempenho do time.

Camaradagem

A importância de camaradagem no vestiário dos jogadores é significativa. Independentemente de se tratar de um time de basquete da escola ou da seleção de jogadores de futebol que competem na Copa do Mundo, um time unido é um indício de uma equipe que atuará de forma mais eficaz do que aquelas nas quais existem rixas e conflitos. Geralmente, toma-se medidas para garantir que os jogadores tenham a oportunidade de desenvolver a camaradagem. Durante uma longa viagem, os membros do time são frequentemente encorajados a jantar juntos, principalmente no início da temporada, quando nem todos estão familiarizados com seus companheiros. O trabalho em equipe no campo também resulta em laços mais fortes. No futebol, por exemplo, os atacantes precisam passar muito tempo juntos para discutir estratégias de jogo e depois executá-las em campo. Esse tempo compartilhado pode ajudar a construir relacionamentos mais fortes fora do gramado.

Apoio

Ao longo de uma temporada, os atletas vivenciam períodos de sucesso e de fracasso. Um time cujos membros saibam trabalhar bem em equipe será capaz de proporcionar o apoio necessário para os jogadores que enfrentam dificuldades. Isso é feito por meio do incentivo constante durante o jogo e pode se estender para contextos fora do campo também.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível