Os benefícios do FIFO na logística

Escrito por matt mcgew | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os benefícios do FIFO na logística
Entenda o método FIFO (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A logística é o gerenciamento e controle do fluxo de armazenamento de bens e serviços de forma eficiente e eficaz, desde o ponto de origem até a entrega ao consumidor. As empresas usam diferentes métodos para gerenciarem o fluxo e o controle eficiente do estoque. Por meio da logística, as empresas tentam certificar-se de que o processamento e envio dos produtos sejam realizados antes que passem da validade ou estraguem. O FIFO (Primeiro a entrar, primeiro a sair ou First in, first out, em inglês) é um dos métodos usados por várias empresas de logística para controlar o estoque.

Outras pessoas estão lendo

FIFO

As empresas usam o FIFO para organizarem seus depósitos e o estoque. As organizações que usam o FIFO trabalham com o estoque de forma que a mercadoria armazenada primeiro seja liberada antes. Esse método de organização é particularmente efetivo para armazenamento de produtos perecíveis ou que tenham data de validade. As empresas de logística também podem usar o sistema em todo o processo de suprimentos, inclusive para o inventário, armazenamento e transporte de todos os materiais da empresa.

LIFO

O LIFO (Último a entrar, primeiro a sair ou Last in, first out, em inglês) é outro método usado pelas empresas de logística para trabalhar com o estoque. A organização das mercadorias é feita movendo os itens mais antigos para trás e dando espaço para os novos. Nesse sistema, os últimos itens armazenados são os primeiros vendidos. Esse método é útil para mercadorias que não têm prazo de validade. Como a empresa venderá os produtos mais antigos no futuro, deve controlar a distribuição das mercadorias de tempos em tempos para garantir que os produtos não fiquem armazenados por um tempo excessivo.

Inventário

O FIFO e o LIFO são sistemas de controle de estoque reconhecidos e usados pelas empresas de logística. Elas implementam sistemas de gerenciamento de estoque para controlar o armazenamento. A empresa tenta implementar os sistemas mais adequados para garantir a movimentação efetiva da mercadoria. Podem usar tanto o FIFO quanto o LIFO para administrarem os ciclos do estoque dos produtos armazenados e para fornecerem métodos de reabastecimento que garantam o bom funcionamento do estoque.

Armazenamento e transporte

O armazenamento e o transporte são as chaves para um bom processo logístico. A cadeia de suprimentos é tão efetiva quanto a distribuição da mercadoria da empresa para os consumidores. O depósito responsável pela armazenamento dos produtos precisa gerenciar e transportar o estoque para os destinos corretos com regularidade, para garantir que o cliente receberá os produtos em bom estado e no prazo adequado. O FIFO é um método de controle de estoque efetivo que permite que as empresas simplifiquem esse controle nas atividades logísticas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível