Mais
×

Benefícios de usar um forno micro-ondas para aquecer sua comida

Quando as pessoas pensam em forno micro-ondas, a imagem de uma refeição saudável não é o que costuma vir à cabeça. Entretanto, preparar comida no micro-ondas não é sempre maléfico à saúde e pode até ter seus benefícios. Conhecer esses benefícios pode lhe ajudar a decidir quando colocar comida no micro-ondas e quando cozinhá-la da forma convencional.

Preparar comida no micro-ondas tem alguns benefícios (microwave image by andrey polichenko from Fotolia.com)

Tempo

O primeiro benefício de usar um micro-ondas é a redução do tempo de cozimento. Fornos micro-ondas preparam alimentos em uma fração do tempo da cozinha tradicional. Uma redução no tempo de cozimento ajuda a manter refeições mais equilibradas em alguns casos, visto que as pessoas são mais inclinadas a servir vegetais com sua refeição se o preparo não for demorado.

Retenção de nutrientes

De acordo com o hospital Yale-New Heaven, algumas comidas preparadas no micro-ondas retêm mais nutrientes do que as que são feitas do modo tradicional. Isso ocorre porque o excesso de água, exposição da superfície e tempo de aquecimento acabam retirando os nutrientes do alimento. As comidas podem ser feitas no micro-ondas em um prato coberto com pouca ou nenhuma água. Vegetais, pipoca, sanduíches, cereais quentes e batatas são alguns exemplos de comidas que se beneficiam do cozimento com forno micro-ondas.

Descongelamento seguro

O micro-ondas é considerado um dos métodos mais seguros de descongelar alimentos. Além disso, ele permite que você decida o que cozinhar de última hora, sem ter que descongelar horas antes. Restos congelados, carnes e legumes descongelam bem no forno micro-ondas.

Sabor

Muitos alimentos retêm mais sabor quando preparados em um micro-ondas. Isso acontece porque essa forma de cozimento não exige o uso de grandes quantidades de água ou óleo. O micro-ondas utiliza a umidade natural do alimento durante o cozimento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article