×
Loading ...

Os benefícios da ioga

Praticantes de ioga sentem bem-estar após suas práticas. E alegam que, com o exercício, conseguem controlar mais suas emoções e ter mais qualidade de vida. A ioga faz bem para o espírito e para o corpo, pois alonga toda a musculatura, tonificando-a, e ajuda na respiração. A prática ainda contribui para o relaxamento. São diversos tipos de ioga, alguns mais pesados, outros mais leves. Conheça os benefícios desta prática tão difundida pelo mundo todo.

Praticantes da ioga sentem bem-estar após suas práticas (Anna Berkut/iStock/Getty Images)

Respiração

Com a prática da ioga, melhora-se a capacidade respiratória. Isso porque, durante os treinos, os alunos aprendem técnicas de respiração, para controlar os movimentos e perceber a reação do corpo a cada exercício. Com a respiração ritmada, adquire-se mais concentração e o cansaço diminui. Nas aulas de ioga, não é comum ver alunos ofegantes após os exercícios, ao contrário do que ocorre com outras atividades físicas.

Loading...

Relaxamento

A prática da ioga visa ao relaxamento do corpo e da mente. Os exercícios são voltados para o equilíbrio de todo o organismo, colocando no lugar emoções e musculatura. No Hatha Yoga, modalidade do exercício mais tranquila, o praticante vai até seu próprio limite a cada postura, não precisando forçar nada. E, entre os exercícios, pode ainda fazer posturas restaurativas, como se estivesse descansando. Há posturas exclusivas para o relaxamento e a meditação.

Serenidade

Com a concentração na respiração e as práticas que estimulam o relaxamento e a meditação, o praticante da ioga ganha energia para as atividades do dia a dia. Colocando em prática também as técnicas respiratórias ao longo do dia, obtém maior controle sobre suas emoções e consegue ficar longe do estresse das atividades cotidianas.

Corpo

A ioga visa ao equilíbrio perfeito entre mente e corpo. Mas há práticas mais fortes, como do SwáSthya Yôga. Algumas academias também trabalham com o Power Yoga. Nestas modalidades, o praticante pode perder peso e ganhar um corpo esculpido. Como nos outros tipos do esporte, também adquire mais flexibilidade e tonifica os músculos.

Benefícios

Aliando o bem-estar do corpo ao da mente, a ioga garante benefícios importantes para seu praticante. Além da diminuição na ansiedade e consequente melhora na qualidade de vida, a ioga também pode diminuir os níveis de colesterol, controlar a pressão arterial, melhorar a circulação sanguínea e sanar problemas respiratórios. A atividade também melhora a postura.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...