×
Loading ...

Benefícios do leite de soja para filhotes de gatos

Atualizado em 20 julho, 2017

É notável que as tendências estão mudando constantemente, em todos os aspectos de nossas vidas. Surpreendentemente, essas tendências, muitas vezes alcançam os nossos animais de estimação, seja ele um cão que ostenta um colar de pedras ou um gato que come ração orgânica. Uma moda que parece que veio para ficar em nossas histórias de supermercado é o leite de soja, que tem crescido em popularidade nos últimos anos. Alguns podem pensar que é lógico que, se o leite de soja é bom para a dieta de um ser humano, também deve ser benéfico para os nossos gatos e seus filhotes -- ou não?

Alguns podem pensar que o leite de soja seja benéfico para os nossos gatos e seus filhotes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O sistema digestivo de um filhote de gato

Desde o nascimento até cerca de 4 semanas de idade, a dieta de um filhote de gato é composta exclusivamente do leite de sua mãe. A Mãe Natureza se certifica de que eles possam obter todos os nutrientes que precisam do leite da mãe. Nessa fase de desenvolvimento, um filhote está produzindo os seus níveis de pico de uma enzima chamada lactase, que auxilia na digestão da lactose, encontrada no leite. Conforme amadurecem e são desmamados, a quantidade de lactase produzida cai. É nesse ponto que o delicado aparelho digestivo do gato começa a desenvolver-se, e torna-se difícil para o seu felino tolerar o leite, seja de origem animal ou de uma forma sintética.

Loading...

Riscos e benefícios do leite de soja

Os proprietários podem ser tentados a dar o seu leite de soja para os filhotes no lugar do leite de vaca ou de gato. É importante lembrar que até que um filhote de gato seja desmamado, ele só precisa do leite materno. Depois que o filhote for desmamado, cerca de 30% da energia total do seu gatinho deve vir de proteínas, o que o leite de soja contém. No entanto, o leite de soja não deve tornar-se o principal componente da dieta do seu amigo peludo, já que não contém todos os nutrientes necessários para incentivar um gatinho feliz a crescer de forma saudável. A partir do momento em que é desmamado até aproximadamente 1 ano de idade, um filhote de gato deve ser alimentado com uma fórmula rica em nutrientes, que é facilmente encontrada na seção de suprimentos animais de sua mercearia local. Se o seu gato parece apreciar o sabor do leite de soja, ele pode ser oferecido para o seu gatinho de forma esporádica, como um tratamento especial. As guloseimas fornecidas para o seu gato não devem representar mais do que 5% de suas calorias diárias.

A soja está perturbando o estômago do seu gato?

O estômago de um gato jovem é uma coisa delicada, e pode ser facilmente perturbado por novos alimentos. Ao permitir que o seu gato coma ou beba um novo alimento, o melhor é manter o velho ditado "tudo com moderação" em mente. Se você estiver dando ao filhote uma colher de chá de leite de soja ou uma guloseima comprada na loja, é melhor apresentá-lo ao seu gato em pequenas doses. Esteja atento a sinais de indigestão, incluindo vômitos, diarreia, e, menos comumente, a prisão de ventre. Se o seu gatinho parece gostar do sabor do leite de soja e é capaz de tolerá-lo, sem qualquer aflição estomacal, ele pode ser um lanche saboroso e saudável para o seu companheiro felino.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...