Benefícios e malefícios do azeite de oliva

Escrito por lily obeck | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios e malefícios do azeite de oliva
O azeite de oliva oferece muitos benefícios à saúde (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O azeite de oliva já existe há séculos, oferece muitos benefícios e apenas alguns poucos efeitos negativos. Pode ser utilizado na culinária, em serviços domésticos, cuidados de beleza e de saúde. O consumo diário do tipo certo de azeite de oliva pode até ajudar a prevenir doenças cardíacas e reduzir o risco de câncer de cólon.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

As olivas são pressionadas para a produção do azeite. O óleo retém as vitaminas e nutrientes da oliva, porque não requer processamento. Uma vez que o óleo é extraído da oliva, já pode ser ingerido.

O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes. Este óleo também contém lipoproteínas de alta densidade (HDL), que são indispensáveis no controle do colesterol LDL. O LDL aumenta os níveis de colesterol "ruim" e pode ser prejudicial a saúde, mas o HDL ajuda a manter estes níveis regulados.

Benefícios para a saúde

Como o azeite de oliva é muito importante no controle do colesterol, é um excelente alimento para prevenir doenças cardíacas. Consumir apenas duas colheres de sopa de óleo de oliva virgem diariamente por uma semana pode reduzir significativamente seu colesterol. A queda deste nível também ajuda a diminuir a pressão sanguínea e o risco de Mal de Alzheimer.

Pesquisadores também descobriram que o azeite de oliva pode ser muito útil na redução de risco de cânceres de cólon, mama e pele. Uma dieta suplementada por óleo de oliva pode ser tão eficaz como uma dieta rica em frutas e vegetais.

O óleo de oliva também pode auxiliar na digestão, aliviando a constipação, pode prevenir queda de cabelo, manter a pele hidratada e promover o crescimento saudável das unhas.

Usos domésticos

O óleo de oliva também pode ser um artigo útil para a casa. Passar o azeite em panelas de aço inoxidável ajuda a prevenir riscos ou manchas e atuam como um condicionador natural para o metal. Este óleo, com um pouco de vinagre e suco cítrico pode servir como substituto ao lustra móveis para madeiras. Se você possui um zíper emperrado, apenas aplique azeite para movê-lo. Adicionar uma colher de chá de óleo de oliva à ração do seu gato pode ajudar a manter pelos brilhantes, e evitar bolas de pelo.

Efeitos negativos

O único efeito negativo do azeite de oliva, a menos que você seja alérgico a ele, é que pode causar diarreias se for ingerido em grandes quantidades. Mas isto também pode ser benéfico, uma vez que o óleo age como um laxativo natural em casos de constipação.

Entretanto, se você estiver tomando medicação para diabetes ou pressão alta, reduza o consumo de azeite de oliva. O óleo de oliva reduz a glicose sanguínea e a pressão. Quando se está tomando medicações, a ingestão de azeite de oliva ao mesmo tempo pode causar uma queda excessiva dos níveis de glicose ou da pressão, gerando complicações.

O melhor tipo de óleo de oliva

Muitos tipos de óleo de oliva estão disponíveis - extra leve, leve, virgem e extra virgem. Os óleos leves normalmente sofrem mais processamento e possuem menor quantidade dos nutrientes originais. Os óleos virgens são extraídos de olivas frescas pressionadas. O óleo extra virgem foi extraído por apenas uma aplicação de pressão, e o óleo virgem foi pressionado duas vezes. O azeite extra virgem sempre possui mais nutrientes e benefícios para sua saúde. Se possível, prefira comprar óleo de oliva orgânico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível