Benefícios médicos do cloreto de magnésio

Escrito por deyanda flint | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios médicos do cloreto de magnésio
O cloreto de magnésio administrado em doses ideais pode ser muito benéfico para a saúde (tablet tablets image by Pali A from Fotolia.com)

O cloreto de magnésio é uma forma pela qual os íons de magnésio e cloreto podem ser facilmente absorvidos no corpo. Estudos revelam que doses seguras de cloreto de magnésio apresentam grandes benefícios. O cloreto de magnésio pode ser administrado oralmente (cloreto de magnésio líquido) ou dissolvido em água para penetrar nos poros da pele. Para aproveitar ao máximo estes benefícios, é importante consultar um médico para conhecer a dose apropriada que cada indivíduo deve tomar.

Outras pessoas estão lendo

Formação óssea

O conhecimento popular destaca apenas um mineral como sendo importante para a formação óssea: o cálcio. Por mais que o cálcio seja importante, ele sozinho não é suficiente para manter a saúde dos ossos. Para manter a resistência e a saúde dos ossos, é necessário consumir vitamina D3 (obtida através dos raios solares, que convertem a pró-vitamina na vitamina ativa), exercícios físicos, e magnésio. O magnésio estimula a produção de ácidos gástricos e, consequentemente, ajuda a digerir mais rapidamente os alimentos, permitindo ao corpo absorver os minerais essenciais mais rapidamente.

Saúde geral

O que muitas pessoas não sabem é que os íons de magnésio provenientes do cloreto de magnésio estão envolvidos em um dos processos vitais mais básicos: a síntese de ATP. O ATP, ou adenosina-5-trifosfato, é um nucleotídeo que atua como unidade fornecedora de energia em uma célula. Ele é capaz de transportar energia entre células, facilitando o metabolismo. Sem magnésio, o ATP pode ser facilmente degradado, e, assim, não agir de forma eficaz. Baixos níveis de magnésio no corpo podem resultar em pouca energia e massa corporal mais pesada.

Benefícios terapêuticos

Algumas vezes os médicos recomendam terapia de cloreto de magnésio para pacientes diabéticos, especialmente quando os níveis de insulina e magnésio ficam muito baixos, como acontece no caso de crises mais sérias de diabetes. O magnésio estimula a produção de insulina, que é muito importante para manter a glicemia funcional. Os profissionais frequentemente recomendam tomar uma ou duas doses diariamente para a manutenção dos níveis de insulina em indivíduos diabéticos. Para aproveitar estes benefícios da melhor forma, é importante ser aconselhado por um médico.

Benefícios cardiovasculares

Uma pesquisa feita no Hospital Brigham de Mulheres de Boston demonstrou que o magnésio, quando inserido em uma dieta de baixo sódio, pouca gordura e suplementação de potássio apresenta muitos benefícios à saúde cardíaca. Em alguns estudos, apareceram efeitos de redução da pressão arterial, mais evidentes em mulheres do que em homens. Atualmente, os benefícios do magnésio para o coração ainda não foram comprovado sem a associação a outros fatores, uma vez que os estudos incorporaram o magnésio em uma dieta controlada para medir os resultados.

Ainda que estudos clínicos suportem a afirmação de que o cloreto de magnésio líquido pode ser benéfico para o corpo de diversas maneiras, é muito importante sempre consultar um médico para saber se uma determinada substância realmente pode ajudá-lo ou não. Mais especificamente, se você já está tomando algum medicamento, é bom verificar se os efeitos da sua medicação não serão arriscados com o uso de outras substâncias. Também é importante consultar um médico para conseguir desfrutar de todos os benefícios da suplementação do cloreto de magnésio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível