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Os benefícios da meditação

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Introdução

Na vida corrida das grandes cidades, doenças como depressão e estresse são cada vez mais comuns. Mesmo quem não sofre de alguma patologia ligada ao cotidiano corrido, sente angústia e sofre para organizar tantos compromissos em tão pouco tempo. Nestas situações, não é fácil manter a serenidade e acalmar a mente para tomar decisões mais sábias e preservar a sua qualidade de vida. Para isso, uma das indicações é a meditação. Com ela, os pensamentos se aquietam e o corpo responde com mais saúde. Confira os benefícios da meditação e comece já a praticá-la!

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Diminui e previne o estresse

O descanso proporcionado pela meditação é profundo e faz com que o seu corpo se livre do estresse. Após alguns minutos meditando, especialmente se o estágio profundo da prática for alcançado, você poderá sentir-se reenergizado, descansado, como se tivesse com as baterias recarregadas. Com mais energia, a paz e a tranquilidade substituem o estresse. Para atingir o nível profundo, é preciso concentração. Não apenas a mente se tranquiliza, mas todo o corpo se desacelera com a diminuição do metabolismo. É por conta desta diminuição que o descanso proporcionado pela meditação pode ser maior do que o do sono.

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Menos dores

Na meditação, os músculos ficam relaxados e as tensões diminuem. Muitas das dores que sentimos no dia a dia, como nas costas, ombros e até no estômago, podem estar relacionadas aos músculos muito tensos e contraídos. Com o relaxamento proporcionado pela meditação, você também sentirá menos dores.

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Aumentam as chances de cura

Uma pesquisa publicada pelo periódico American Journal of Cardiology mostrou que, com a meditação transcendental, uma das milhares de técnicas de meditação existentes, a mortalidade por câncer diminuiu 49%. Para chegar a este resultado, um grande número de pacientes foi acompanhado ao longo de 18 anos. As mortes por problemas cardiovasculares diminuíram 30% e outras, por doenças em geral, caíram 23%. Os pacientes que tinham câncer e participaram da pesquisa ao longo dos 18 anos meditavam duas vezes ao dia, sendo 20 minutos a cada prática.

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Como meditar

Escolha um local tranquilo, onde você se sinta bem e cômodo. Prepare um canto na sua casa especialmente para os momentos de relaxamento. Diminua a luz, acenda velas e utilize óleos essenciais com aromas suaves, como a lavanda. Use roupas confortáveis. Sente-se com as pernas cruzadas sobre uma almofada ou se acomode em uma cadeira, apoiando os pés no chão. Mantenha sua postura ereta para que a energia possa ir de uma ponta a outra de sua coluna. Solte os ombros, relaxe e se concentre. Quando um pensamento vier, deixe-o passar como se fosse uma nuvem.

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Técnica Sahaj Samadhj

Uma das técnicas de meditação, a Sahaj Samadhj, permite a vivência de um estado de consciência onde há energia, clareza e tranquilidade. A palavra Sahaj significa ausência de esforço, em sânscrito. Samadhj é silencioso. Depois desta meditação, o praticante se encontra em profunda paz interior, com o sentimento de bem-aventurança. Nesta prática, são recomendadas duas sessões diárias de 20 minutos. No caso da meditação Sahaja Samadhj, ela precisa ser ministrada por um instrutor qualificado, treinado pelo próprio Sri Sri Ravi Shankar.

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Rejuvenescimento

Vinte minutos de meditação diárias também podem ser um passaporte para o rejuvenescimento. O praticante não deixará de envelhecer, pois é impossível alterar o relógio biológico, mas ele poderá ganhar energia e vitalidade, sentindo-se como se tivesse novamente 20 anos. A meditação é uma fonte de energia para as células e, como tal, proporciona uma pele saudável e vibrante. Ela também ajuda a eliminar as toxinas do organismo, prevenindo um grande número de doenças.

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Entusiasmo

Sessões de meditação pela manhã podem deixar qualquer um com a energia renovada. Assim, não será qualquer pequeno problema do dia a dia que abalará a alegria e o entusiasmo do praticante. Com a meditação, é possível colocar a mente no momento presente e, por esta razão, é fácil largar o passado e seguir em frente, qualquer que seja o percalço. Com a mente tranquila e serena, as chances de uma explosão contra o chefe ou o motorista que fechou seu carro no trânsito são infinitamente menores.

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Medicina alternativa

Como a meditação reduz o estresse, que afeta 90% da população mundial em maior ou menor grau, ela age diretamente sobre a saúde do indivíduo. E, com isso, o sistema público de saúde. Isso faz com que alguns médicos já enxerguem a meditação como uma prática de medicina complementar. A prática da meditação duas vezes ao dia também garante um coração mais saudável. Ela reduz a liberação dos hormônios de estresse, como adrenalina, noradrenalina e cortisol.