Mais
×

Benefícios da melanina à pele

Atualizado em 21 novembro, 2016

A melanina é o pigmento da nossa pele. Quanto mais melanina a pessoa tiver, mais escura será a pele e melhor a pele será com o tempo.

Proteção natural

Pessoas com pele escura, como os afro-americanos, envelhecem mais tarde e têm menos tendência a ter rugas do que os caucasianos, pois os afro-americanos têm muito mais melanina na pele. Ela cria uma barreira natural que protege a pele e reduz o risco de câncer, de acordo com o site yourskinandsun.com.

Umidade

De acordo com Serigo Nacht, PhD., vice-presidente executivo de P&D e CSO da Riley-Nacht, LLC, a melanina funciona como um caçador de radicais livres, pois ela afeta os lipídios que mantêm a hidratação da camada externa da pele. Com o passar do tempo, as peles hidratadas ficam mais conservadas que as secas.

Eumelanina

Em um artigo escrito por Dianna Clarke para o yourskinandsun.com, ela explica que a pessoa negra produz melanina mesmo na ausência do Sol. Esse tipo específico de melanina chama-se eumelanina, que é mais eficiente para proteger a pele contra os raios UV do que a melanina produzida pela pele branca. Além disso, os caucasianos só produzem melanina no sol, depois que os raios UV penetraram na epiderme e causaram dano à pele.

História

A pele da pessoa se adapta ao clima de onde ela vem. Aqueles que vivem perto da linha do Equador têm peles mais escuras, enquanto aqueles que moram mais ao norte, como a Escócia, têm peles mais claras e são menos expostos ao Sol. Como os escoceses têm pouca melanina na pele, eles não conseguem bloquear os raios solares, de modo que o sol ao qual eles são expostos permite que produzam naturalmente a vitamina D, que previne o raquitismo.

Fatos

Por outro lado, os africanos que foram para os climas mais ao norte durante a revolução industrial desenvolveram raquitismo e outros problemas, incluindo pernas arqueadas, fraturas e crescimento retardado em razão do raquitismo, já que eles não eram expostos ao sol necessário, de acordo com o yourskinandsun.com.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article