on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Os benefícios do montanhismo

Atualizado em 17 abril, 2017

O montanhismo integra desafios físicos e mentais, promovendo o crescimento pessoal e a acuidade mental útil em outras áreas da vida. Os alpinistas devem se concentrar em soluções que os levem ao seu destino, enquanto desafiam perigos que podem afastá-los dos mesmos. As melhores rotas, condições climáticas e de saúde estão sujeitas a alterações, uma nova rota deve ser planejada ou uma forma eficaz de racionar suprimentos de ar perigosamente baixos deve ser encontrada. Assim, de certa forma, os alpinistas e empresários não são diferentes. Pense no gerente de marketing que usa suas habilidades de resolução de problemas de forma semelhante ao alpinista, a fim de redirecionar uma campanha ou encontrar maneiras novas e inovadoras de economizar.

O montanhismo estimula o pensamento crítico (mountain climber image by Mike & Valerie Miller from Fotolia.com)

Crescimento pessoal

Problemas complexos, como a combinação do melhor nó ou peça de equipamento para uma situação única ou conceber uma forma inovadora de escalar uma altura impossível de outra forma, melhorar a capacidade do montanhista de raciocinar acentuadamente. Suspenso sobre um precipício, um alpinista deve se comunicar com clareza e agir de forma decisiva, a fim de trabalhar de forma eficaz com os outros. Tais experiências esticam o corpo e a mente para além do habitual e força-os a crescer. Depois de alcançar o topo de Shovel Point, em Lake Superior, a montanhista Marilyn Mason escreveu: "... eu estava mole e exausta, mas cheia de energia. Nunca aprendi tanto, tão rapidamente, tão animadamente."

Loading...

Condicionamento físico

De acordo com o Centers for Disease Control, uma caminhada diária pelo bairro reduzirá o risco de doença cardíaca, diabetes e hipertensão arterial. O montanhismo acrescenta a esses benefícios o desafio de alcançar a aptidão e resistência superiores ao necessário para uma boa saúde.

O montanhismo proporciona condicionamento físico sem tédio (fitness weights image by William Berry from Fotolia.com)

Condicinamento cerebral

O benefício psicológico do montanhismo resulta de uma combinação de desafios físicos e mentais. Um pesquisador sugere que "um estilo de vida ativo na juventude e na meia-idade pode aumentar a probabilidade de desfrutar a saúde física e cognitiva mais tarde na vida".

Estética

Em "Big Yellow Taxi", Joni Mitchell se queixa: "Eles pavimentaram o paraíso e colocaram um estacionamento." Para alguns, o montanhismo é uma resposta atraente ao lamento de Mitchell. Ele remove o estacionamento da visão do alpinista e o substitui por uma visão da natureza menos afetada pela superpopulação e dificuldades ambientais do que as cidades das quais os alpinistas regularmente se distanciam.

Trazendo o montanhismo para baixo da montanha

Desafios como traçar a rota mais estável até uma difícil formação rochosa promovem as competências de resolução de problemas complexos que podem gerar soluções criativas de um projeto de construção para uma campanha de marketing. Uma professora da NYC Poly, articula a um entrevistador uma ligação entre os interesses em ciência da computação e montanhismo: "Eu amo explorar problemas sem resolução", diz ela, "Eu sou uma alpinista. . . Gosto de explorar coisas que não conheço ou entendo".

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...