Benefícios do piruvato de cálcio

Escrito por andrew bennett | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios do piruvato de cálcio
Conheça os benefícios do piruvato de cálcio (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O piruvato de cálcio é uma substância natural produzida pelo nosso corpo e que contribui para o metabolismo e a digestão de carboidratos. A forma instável deste composto, conhecida como ácido pirúvico, é estabilizada pela adição de sódio ou cálcio. O piruvato de cálcio é uma das moléculas iniciadoras do Ciclo de Krebs, pelo qual nosso corpo produz adenosina tri-fosfato (ATP) ou energia durante a respiração aeróbica. A respiração aeróbica é aquela que ocorre em presença de oxigênio, durante exercícios, como corrida e caminhada. Fontes naturais do piruvato incluem maçã, queijo, cerveja preta e vinho tinto.

Outras pessoas estão lendo

Perda de gordura

Muitos dizem que o piruvato de cálcio pode ajudar a controlar o peso e a perder gordura corporal. Em teoria, como o piruvato de cálcio é o material inicial da respiração celular, sua suplementação deve aumentar a quantidade de energia utilizada, permitindo maior queima de gordura. A questão é se este é efetivamente o caso. Um estudo conduzido pelo Dr. Ronal Stanko, na Universidade de Pitsburgo, concluiu que o piruvato de cálcio realmente produz efeitos de queima de gordura. Mulheres obesas foram colocadas em uma dieta de 1.000 kcal diárias, durante 21 dias, para este estudo. O grupo que recebeu suplementação de piruvato de cálcio perdeu 48% a mais de gordura, somando um total de 1,5 kg. Entretanto, doses muito altas foram utilizadas para alcançar este resultado, cerca de 30 g diárias. A recomendação comum de 5 g por dia pode não ser suficiente para produzir efeitos similares. A alta dosagem de piruvato de cálcio pode ser inacessível, devido ao alto preço. Diet-and-health.net não considerou os resultados da pesquisa, alegando que ainda não há evidências sólidas sobre os benefícios relacionados à perda de peso.

Energia e resistência

A suplementação de piruvato de cálcio pode ser benéfica para atletas de resistência cujos corpos estão constantemente aumentando a produção de ATP, para providenciar energia o suficiente para longas rotinas de exercício. O transporte de glicose e proteínas para as células musculares e os ótimos níveis de ATP disponível são os benefícios teóricos do piruvato de cálcio. As teorias sobre aumento da produção de energia e redução da fadiga são muitas, mas os estudos mais sólidos ainda são vagos. Entretanto, um estudo pré-revisado, publicado no "Journal of Applied Physiology", demonstrou que 25 g de piruvato de cálcio combinados com 75 g de diidroxiacetona causaram um aumento de 20% na resistência dos músculos tríceps, em sete dias de suplementação. Mais uma vez, esses compostos em doses tão altas podem não estar disponíveis para esportistas amadores.

Outros benefícios, dosagem e efeitos adversos

Algumas pessoas sugerem que outros benefícios potenciais da suplementação de piruvato de cálcio podem incluir atividade antioxidante e antienvelhecimento, diminuição da pressão sanguínea e do colesterol, aumento da estocagem e utilização de glicogênio, hipertrofia e retenção muscular, aceleração do metabolismo e maior degradação de ácidos graxos. Apesar de todos os estudos conhecidos que demonstram os benefícios da suplementação utilizaram altas dosagens, apenas 5 g diárias são recomendadas. Contando que existam, há poucos estudos demonstrando os benefícios de uma dosagem tão pequena. O piruvato de cálcio é naturalmente sintetizado e utilizado em todo o corpo, portanto, uma overdose não seria desejável. Efeitos colaterais, como diarreia, inchaço, gases e aumento dos movimentos peristálticos, já foram relatados. Para aqueles com doenças cardíacas, deve-se certificar o consumo apenas do piruvato de cálcio, sendo que os compostos estabilizados por sódio podem aumentar a pressão sanguínea para níveis arriscados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível