Mais
×

Benefícios potenciais da Damiana

A damiana é usada atualmente para perda de peso e pesquisas mostram que ela tem potencial
Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images

Introdução

Usada ao longo da história por tribos sul-americanas, a damiana (turnera diffusa) era um dos remédios favoritos da antiga civilização maia. É uma planta em forma de arbusto que possui um aroma doce e pequenas flores amarelas. As folhas longas e serrilhadas são usadas tradicionalmente como medicamento e estão disponíveis em muitos varejistas online e lojas de produtos naturais. A pesquisa sobre seus efeitos está no início, mas muitos dos supostos benefícios estão sendo confirmados nos estudos.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Estresse e ansiedade

Um dos usos mais comuns e tradicionais para a damiana era relacionado ao alívio da ansiedade e estresse. Pesquisas realizadas em ratos forneceram suporte para essas crenças antigas, através de testes em um componente da planta conhecido como apigenina. Três testes comuns de nervosismo em ratos indicaram que os roedores ficavam mais relaxados sob o efeito da substância. Eles ficavam mais dispostos a investigar o que existia através de um buraco, não tão cautelosos com luzes brilhantes e com menos medo de espelhos.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Melhora do sono

Pesquisadores que estudaram os efeitos da damiana em ratos também verificaram seus efeitos em doses mais elevadas. Eles descobriram que a droga tem potencial sedativo, avaliando uma diminuição da atividade dos roedores. Isso é análogo aos efeitos dos benzodiazepínicos, que combatem a ansiedade quando tomados em pequenas doses e têm propriedades sedativas em doses mais maiores.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Desempenho sexual

Os maias usavam a damiana principalmente pelos seus efeitos sobre o desempenho sexual. As propriedades relaxantes da planta agem no nível celular e fazem com que as artérias se expandam e permitam o aumento do fluxo sanguíneo. Quando homens tomam damiana, ela funciona da mesma forma que o Viagra, causando ereção por causa do aumento no fluxo sanguíneo. Ela demonstrou melhorar o desempenho sexual em ratos machos impotentes e também pode ajudar mulheres. Ela é usada em um preparado para as mulheres (juntamente com outras substâncias como o ginseng) e, em uma pesquisa com mulheres tomando a substância, 73% relatou uma melhoria geral em sua vida sexual.

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Perda de peso

Também pesquisaram o potencial da damiana como auxiliar na perda de peso. O estudo avaliou os efeitos de um tratamento combinado (incluindo também o guaraná e a erva-mate), e concluiu que houve significativa perda de peso ao longo de cerca de seis semanas. Esse resultado é possivelmente se deve à capacidade da damiana (pelo menos em conjunto) de aumentar o tempo que leva para o sistema gastrointestinal esvaziar-se e reduzir o tempo necessário para que uma pessoa se sinta "cheia". Isso provavelmente reduz excessos e, portanto, ajuda na perda de peso.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Outros usos

Além desses benefícios, há também vários outros que têm apoio científico provisório. Foi comprovado que a damiana age como um inibidor da aromatase ajudando a regular a menstuação de mulheres em idade fértil e os níveis de estrogênio em mulheres na pós-menopausa. Ela também é usada para tratar problemas gastrointestinais no México. E pesquisas confirmaram sua eficácia contra Gram-positivas e Gram-negativas - duas classes primárias de bactérias. O estudo sobre os efeitos em ratos também confirmou seu potencial como analgésico e concluiu que era comparável até à morfina. É importante notar que ainda que os benefícios da damiana encontrem embasamento experimental, eles precisam ser estudados muito mais profundamente antes de ser confirmados.