on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Os benefícios do protetor nasal para natação

Atualizado em 13 junho, 2017

Nadar em piscinas com cloro, geralmente, irrita o canal nasal, pois esse produto, usado para purificar a água, é um desinfetante que se transforma em ácido hidrocloroso. As membranas sensíveis da mucosa nasal não foram feitas para entrar em contato com essa substância tão forte, que acaba por causar coceira e ressecamento nas narinas dos nadadores. Os protetores nasais previnem que isso ocorra, comprimindo as narinas e obstruindo a entrada da água com cloro.

Os protetores nasais comprimem as narinas, obstruindo a entrada de água pelo nariz (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Descrição dos protetores nasais

Os protetores nasais para natação não custam muito caro e costumam ser feitos de látex nas pontas e de um fio mais resistente, porém flexível que se encaixa sobre o nariz. A parte da ponta deve ser posicionada no lado de fora de cada narina, apertando uma sobre a outra até que a água e o ar não passem mais. Até mesmo os nadadores profissionais, que não se incomodam com os efeitos do ácido cloroso, usam os protetores nasais porque eles previnem a inalação acidental de água.

Loading...

Cloro e sinusite

Apesar dos nadadores frequentemente sofrerem com sinusites recorrentes, isso não significa que eles são alérgicos ao cloro. Essa substância irrita naturalmente as membranas sensíveis da mucosa nasal, causando inflamação e inchaço. É assim que começa a sinusite, seguida de uma infecção, caso o nadador continue a se expor aos efeitos do cloro. Ela normalmente pode dar febre, congestionamento e tosse, se não tratada. Deve-se tomar antibióticos para eliminar a doença, quando ela se tornar uma infecção.

Nadando com o protetor nasal

Outro motivo que faz com que alguns nadadores desenvolvam continuamente uma irritação nasal é a forma como eles nadam. Ao realizar algumas atividades, como o nado sincronizado, o mergulho, ao fazer viradas ou mergulhando de forma brusca na água, o nadador permite que a água entre agressivamente pelo nariz. Os que não utilizam protetores nasais e se expõem a essas atividades podem desenvolver pólipos nasais, que são pequenos inchaços de tecidos inflamados que podem, em algum momento, bloquear a passagem de ar. O uso adequado dos protetores nasais previnem a sinusite crônica que pode estimular o crescimento do pólipo.

Bactéria

Quando o canal nasal está inflamado ou inchado, pode acontecer uma invasão por bactérias ou vírus, uma vez que as vias aéreas enfraquecidas passam a ser uma região vulnerável. Apesar de rara, a MAP, meningoencefalite amebiana primária, pode ser contraída por pessoas que se deparam com esses microrganismos ao nadar. Essa bactéria com poder ofensivo entra no corpo apenas pelo nariz, logo os nadadores que utilizam o protetor nasal estão menos susceptíveis a esse risco.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...