on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Benefícios de saídas de baixa impedância para uma guitarra

Atualizado em 20 junho, 2018

Descubra os benefícios das saídas de baixa impedância da sua guitarra para determinar se você prefere uma saída baixa ou alta no seu instrumento. A saída da guitarra é o conector do instrumento, que se conecta aos captadores, que convertem a vibração das cordas em um sinal, que é transmitido pelo cabo. Para entender os benefícios da baixa impedância nessa saída, é importante entender o que é a impedância e o efeito que ela tem no sinal sonoro.

A maioria das guitarras usa saídas de alta impedância, que oferecem um som ligeiramente distorcido (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Impedância

A impedância é definida como a resistência de uma corrente à corrente alternada. É medida em ohms, e deve ser entendida como sendo semelhante à resistência. Um circuito com impedância alta tende a ter alta tensão e baixa corrente. Um circuito de impedância baixa é o oposto, com baixa tensão e alta corrente. Pense na corrente como a quantidade de água que flui por uma mangueira, a tensão como a torneira que bombeia água nela e a resistência como a fricção do interior da mangueira, que reduz a velocidade da corrente.

Loading...

Impedância da guitarra

A impedância de uma guitarra tem relação com a impedância do captador e do circuito que a conecta ao conector de saída do instrumento. Igualar as impedâncias ajuda a garantir a maior transferência de energia possível entre os dois dispositivos. Os amplificadores possuem especificações de "impedância de entrada", que é a maior resistência possível que o dispositivo pode oferecer. Antigamente, igualar essas impedâncias era o objetivo, para garantir a maior energia possível entre os dispositivos. Nos tempos mais modernos, as pessoas preferem que a impedância do receptor (impedância de carga) seja dez vezes maior do que a impedância de saída (fonte). Nesta circunstância, ocorre a maior transferência de tensão possível entre os dois dispositivos, de forma que o sinal não se distorce ou altera durante essa transferência. O oposto disso resultaria em resposta alterada e aumento na distorção.

Impedância baixa - Qualidade

As saídas de baixa impedância nas guitarras significam que o sinal que sai pelo cabo e entra no dispositivo de carga mantém sua qualidade de forma muito mais eficiente do que com uma saída de alta impedância. A alta impedância resulta em distorção e em um possível chiado. O sinal enviado por uma saída de guitarra de baixa impedância também tem uma chance menor de estourar o pré-amplificador de um amplificador, mas terá que ser mais amplificado para chegar no volume equivalente de um dispositivo de impedância maior.

Impedância baixa - Frequência

O principal benefício de ter uma saída de impedância baixa na sua guitarra é que os tons agudos não se perdem durante a transferência do sinal. A conexão de impedância baixa a alta permite o maior espectro possível de tons, sem perdas nos agudos e graves extremos. A maioria dos amplificadores possui impedância de entrada muito alta, e conseguem amplificar a tensão que vem do instrumento para aumentar o volume. Assim, as guitarras de baixa impedância não costumam ser um problema, mas as de alta impedância podem causar perda de tons.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...