Os benefícios do suco de romã para o cérebro

Escrito por susan revermann Google | Traduzido por rayssa amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os benefícios do suco de romã para o cérebro
Os benefícios do suco de romã para o cérebro (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os benefícios da romã são amplamente discutidos e pesquisados, provando que ela merece o título de super-alimento. Rica em vitaminas e antioxidantes, a romã vem sendo usada como um ingrediente chave no combate contra o câncer e Alzheimer, aumento da memória e proteção cerebral. O ácido elágico, também conhecido como polifenol, um poderoso antioxidante, é o ingrediente benéfico presente nas romãs que ajuda em tudo, desde o colesterol até a menopausa. Seja consumindo o seu suco concentrado ou em forma de suplemento, os benefícios gerais são inúmeros.

Outras pessoas estão lendo

Proteção do cérebro de bebês

Parto prematura ou problemas pré-natais podem colocar o cérebro de um bebê em risco de certos danos. Se houver falta de oxigênio durante esse tempo, devido a pulmões subdesenvolvidos, mau funcionamento do sistema circulatório, ou estresse durante o parte, o cérebro pode não obter o oxigênio necessário para funcionar corretamente. Essa condição é chamada de isquemia hipóxica. Um estudo feito pela Universidade de Medicina de Washington fornece evidências de que as mães que beberam suco de romã, ajudaram os bebês a se tornarem mais resistentes a essas condições e evitar os efeitos colaterais que ocorrem quando o cérebro é privado de oxigênio.

Alzheimer

O alzheimer vem sendo associado a um acúmulo de placas no cérebro, chamadas de beta-amiloide. Um estudo da Universidade Loma Linda, conduzido por Richard Hartman, associou a romã a redução de sintomas dessa doença. O Instituto Nacional do Envelhecimento, nos Estados Unidos, diz que os polifenóis presentes na romã ajudam a diminuir a ocorrência de acúmulo de placas, melhorando o funcionamento cognitivo.

Memória

Os radicais livres do organismo podem causar danos às células vizinhas graças a sua natureza instável e tendência a agarrar-se e destruir as células saudáveis que estiverem por perto. Os polifenóis ajudam a limpar o corpo desses radicais livres que causam danos às células cerebrais. Ao evitar esses efeitos, uma pessoa pode melhorar o funcionamento da memória. O estudo de Richard Hartman também confirmou que esse é um dos efeitos benéficos da romã.

Outros benefícios

Existem vários outros benefícios para a saúde que são causados pelas romãs. Um estudo de nove anos do Institudo do Câncer Hollings mostra que o ácido elágico da romã ajuda a retardar ou cessar a divisão celular que está associada a certos tipos de câncer. Vários outros estudos concluíram que as pessoas que bebem suco de romã tem menores chances de desenvolver doenças cardíacas e derrames, além de retardar a deterioração da cartilagem — associada à artrite — problemas no fígado, diminuição dos níveis de colesterol ruim e diminuição da pressão arterial. Outros benefícios também incluem o combate contra a placa dental, ajuda na perda de peso, aumento da energia, até mesmo ajudando a curar as feridas, e no equilíbrio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível