×
Loading ...

Berne em gatos

Atualizado em 17 abril, 2017

Gatos que brincam ou vivem do lado de fora correm o risco de pegar muitos parasitas. O berne são larvas de cuterebra, parasitas com quase dois centímetros de comprimento, que ficam ativos nos meses mais quentes do verão. As moscas adultas se parecem com abelhas e botam os ovos onde os animais hospedeiros costumam passar perto. O berne se parece com um verme e faz pequenos buracos, geralmente na região do peito ou do pescoço.

Procure por sinais de berne em seu gatinho (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Como os gatos pegam o berne

Os gatos pegam berne nos locais onde as moscas fêmeas botam os ovos. Esses insetos espertos escolhem lugares como aberturas para ninhos de esquilos ou pássaros, tocas e caminhos em jardins ou campos frequentemente utilizados pelos animais. Os ovos chocam, as larvas se agarram a um gato transeunte e alcançam a pele dele. O berne então penetra na pele. Alguns até ganham acesso aos tecidos do nariz e da boca, durante sessões posteriores de higiene. Após cerca de um mês, as larvas, ou o berne, já terminaram de se alimentar e saem do buraco, caindo no chão.

Loading...

Tratamento caseiro contra o berne

O berne causa protuberâncias na pele do gato, com um pequeno furo no meio. Olhe cuidadosamente dentro do furo e os movimentos do berne, parecidos com os de um verme, serão visíveis. Se a larva estiver intacta, poderá ser espremida para fora. Após o berne ter saído, esguiche peróxido no buraco, uma única vez, e prossiga limpando-o com água morna, três vezes ao dia. Aplique uma pomada de antibiótico tríplice dentro e em torno da ferida. Alimente bem o gato; experimente dar caldo de galinha morno para os animais sem apetite.

Tratamento veterinário contra o berne

Sinais de que o gato precisa de tratamento veterinário, ao invés de uma remoção caseira do berne, incluem enfermidades óbvias e um berne morto. Bernes rompidos são um trabalho para o veterinário, pois as toxinas que eles contêm podem transmitir doenças. Gatos com falta de apetite, nódulos feridos e pelo desgrenhado podem ser examinados no veterinário, para ver se estão com berne. Um profissional poderá confirmar se há um problema com essas larvas, mesmo que não estejam visíveis, após verificar uma amostra das fezes do animal. Para dar remédios prescritos para o seu gatinho, prenda o corpo dele dentro de uma toalha ou um cobertor grosso. Depois, abra a boca dele, coloque o remédio dentro e utilize um objeto sem ponta, como um lápis com borracha, para tocar gentilmente a parte de trás da garganta dele. Tire rapidamente o lápis e dê um tapinha no nariz do gato. Quando ele lamber o nariz, engolirá a pílula.

Prevenção

Manter o gato dentro de casa é a maneira mais eficaz de minimizar o risco dele sofrer com bernes; porém, gatos soltos se exercitam mais e têm menos risco de ficarem obesos. Encoraje um gatinho que vive dentro de casa a brincar mais, adotando outro para fazer companhia, pendurando brinquedos ao alcance dele e disponibilizando arranhadores. Exames veterinários anuais, vacinas atualizadas, medicação mensal contra vermes do coração e uma alimentação balanceada e nutritiva são um bom regime para a saúde de todos os gatinhos. Banhos regulares com xampu para gatos e coleiras contra pulgas e carrapatos, recomendadas pelo veterinário, também ajudam a controlar os parasitas. Mantenha as tigelas de água e comida bem limpas, certifique-se de que o gato não consiga apanhar e comer pássaros, ratos ou coelhos, e troque a roupa de cama com frequência.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...