Besouro negro com pintas amarelas

Escrito por christine wheatley | Traduzido por diego silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Besouro negro com pintas amarelas
Enquanto a maioria dos besouros são negros, várias variedade possuem cores vibrantes (Oil beetle image by pioregur from Fotolia.com)

Besouros são insetos da ordem Coleoptera, que possui mais espécies que qualquer outra no mundo e constitui 25 por cento de toda a vida conhecida. As características dos besouros incluem um élitro duro (cobertura das asas) e um exoesqueleto particularmente duro, feito de placas que são separadas por suturas finas. A vida deste inseto consiste em quatro estágios: ovos, larva, pupa e adulto. Este tempo de vida pode durar de 3 semanas a 12 anos, dependendo da variedade. Os besouros podem ser simples ou bastante coloridos; vários gêneros possuem pontos amarelos em seus élitros negros.

Outras pessoas estão lendo

Abelheiro

Besouros do gênero Trichodes, comummente chamados de abelheiros, possuem geralmente menos de 10 mm de comprimento. A maioria das espécies deste besouro são pretas com marcas de cores brilhantes, incluindo o amarelo. Os adultos se alimentam frequentemente de pólen e néctar de flores. No estágio de larva imatura, este besouro vive como cleptoparasita, ou necrófago, de outros insetos que vivem em túneis de árvores. Neste estágio, ela se alimenta dentro das colmeias de abelhas cortadeiras, o que pode destruir câmaras de larvas das abelhas. Já que essas abelhas são consideradas importantes polinizadoras, o abelheiro as vezes é considerado como praga. Esta espécie é difundida e comum pelo oeste da América do Norte, do Canadá ao México.

Besouro manhoso

Os besouros grandes e coloridos do gênero Acmaeodera são comumente chamados de besouros cai-cai ou besouros manhosos. Espécies deste inseto geralmente são negras com padrões claros de amarelo, vermelho, verde ou azul, e são as favoritas dos colecionadores. Seu tamanho varia de 5 mm a 7,6 cm, e são encontrados em folhas e flores, particularmente no final do verão e outono. Como larvas, eles vivem em ramos ou caules de várias plantas; porém, associações entre a planta hospedeira e os adultos não se estabelecem bem. Estes besouros são bastante difundidos na América do Norte, mas são mais diversos no Sudoeste.

Besouro metálico da madeira

Besouros do gênero Chrysobothris são comummente chamados de besouro metálico da madeira, também conhecidos como besouros joia por causa das marcas brilhantes em suas costas negras. Seus grandes olhos fornecem uma visão aguçada e uma natureza cautelosa; eles ainda podem voar com grande agilidade. Colocam seus ovos embaixo da casca de árvores, onde então irão eclodir e se alimentar do tecido nutritivo da planta. Existem 134 espécies diferentes do gênero Chrysobothris, que geralmente se distribuem por toda a América do Norte, e podem medir de 3 mm a 10 cm de comprimento.

Besouro da seiva

O gênero Carpophilus é comumente conhecido como besouro da seiva. Ele possui um corpo achatado, geralmente com 2 a 6 milímetros, e uma cabeça e olhos grandes. A maioria desses besouros é negra, com pontos ou faixas em amarelo ou vermelho vivos. Eles colocam seus ovos e pupas no solo, vivendo o inverno como adultos. Os besouros adultos são achados em abundância nas flores, particularmente nas do cacto, e algumas vezes abaixo da casca de árvores. Eles também são atraídos por matéria vegetal em decomposição, seiva e frutas em fermentação. São comuns pela América do Norte e pelo mundo todo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível