×
Loading ...

Quanto tempo a beterraba leva para crescer?

Atualizado em 22 julho, 2017

Beterrabas são importantes vegetais caseiros. Elas são fáceis de cultivar, resistentes a insetos e doenças, não ocupam muito espaço no jardim e toda a planta é comestível. A beterraba e suas folhas são ricas fontes de ferro e vitaminas importantes. Você pode plantar começando no início da primavera e até cerca de 90 dias antes da primeira geada. Demora cerca de 55 a 60 dias para as raízes amadurecerem.

Beterrabas são relativamente fáceis de cultivar, ocupam pouco espaço no jardim, além de serem uma boa fonte de ferro e vitaminas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Plantio

As beterrabas são facilmente plantadas a partir de sementes e elas preferem solo arenoso e bem drenado. Elas não prosperarem em solo ácido. Plante as sementes a 2 cm de profundidade e cerca de 3 cm de distância entre elas. As fileiras devem ter cerca de 60 cm de distância entre uma e outra. Esse vegetal pode ser plantado no início da primavera, logo que o solo possa ser trabalhado, e as colheitas mais cedo fazem uma raiz mais saborosa. Plantios sucessivos podem ser feitos a cada três semanas, até meados do verão. Semeie a beterraba que será armazenada no inverno cerca de dez semanas antes da primeira geada esperada.

Loading...

Manter a colheita

A beterraba precisa ser podada quando as folhas estiverem com cerca de 10 a 12 cm de altura. Pode as mudas para deixar a beterraba crescer até uma espessura de 5 cm. O método de poda é ideal para cortar as verduras e comê-las em saladas ou cozidas. Você também pode desenterrar cuidadosamente as mudas e transplantá-las em um novo local, mas tome cuidado para não perturbar as outras raízes. Mantenha as plantas de beterraba bem capinadas. Elas prosperam melhor em um tempo mais fresco e ensolarado.

Colheita

Você pode colher nutritivas folhas de beterraba durante todo o período de cultivo. Basta cortar as folhas externas e adicionar a saladas, refogados ou vegetais cozidos no vapor. As raízes estão no seu tamanho ideal para a colheita com cerca de 4 cm de diâmetro. Elas levam cerca de 60 dias para chegar a esse tamanho. A maioria das variedades se torna resistente e fibrosa se exceder 7 cm de diâmetro, de modo que devem ser colhidas antes.

Armazenamento

Separe as folhas das raízes antes de armazenar, mas deixe cerca de 2 cm do talo na raiz da beterraba. As folhas podem ser armazenadas no refrigerador durante quatro a cinco dias em um saco de plástico, mas é melhor consumi-las o mais rápido possível após a colheita. As raízes da beterraba são bem armazenadas em um saco plástico na geladeira por várias semanas. Algumas variedades, às vezes, são armazenadas no chão até que o solo congele. Corte os topos para reter a umidade na raiz.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...