×
Loading ...

Como fazer uma biblioteca com estantes e uma escada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Admita. Toda vez que você vê imagens de uma biblioteca com uma escada deslizante que dá acesso aos livros de capa de couro que ficam na estante de cima perto do teto, você pensa: o que é preciso para construir uma dessas em casa? É possível construir uma dessas, mas tenha em mente que essa instalação luxuosa pode apresentar graves repercussões financeiras, pois, quando você encher a parede do chão ao teto com estante, você provavelmente se encontrará com poucos livros para preenchê-la -- apenas uma desculpa para leitores ávidos como você que precisa organizar seus livros favoritos.

Instruções

  1. Meça a área da parede que você selecionou para instalar a biblioteca, para saber a qual a dimensão exata das estantes que precisa comprar. Remova a moldagem do chão e do teto e retire papéis de parede, se possuir, para preparar a parede para lixá-la e limpar sua superfície. Se pretende apenas instalar as prateleiras sem suporte, apenas pinte a parede.

    Loading...
  2. Compre as prateleiras com o tamanho exato da sua parede ou compre madeira para criar suas próprias prateleiras do zero, usando carpintaria e ferramentas, pregos, parafusos, cola de madeira, e faça-as com tamanhos e quantidades exatas para sua parede. Pinte-as antes de instalá-la.

  3. Decida se quer uma escada deslizante ou uma comum, manuais. Escolha a partir do seu gosto em visual, segurança (escadas manuais são mais arriscadas), e espaço disponível. Se optar pela deslizante, compre um corrimão horizontal que abranja toda a distância da biblioteca.

  4. Use suas habilidades em carpintaria para prender os suportes ao longo da estante, para que a escada se encaixe na grade. Para economizar tempo e frustração, compre um kit completo que venha os materiais necessários, caso não tenha certeza de suas habilidades em criar um do zero. Mas cuidado, pois os kits vêm em diversos tamanhos, e talvez você deva fazer algumas modificações para abranger a extensão dos trilhos na sua biblioteca.

  5. Lixe, pinte e envernize sua escada, se estiver construindo-a. Faça furos correspondentes em ambos os lados do topo dela, para que os furos sejam maior que o espaço dos trilhos, assim eles deslizam mais facilmente. Encha sua biblioteca com tesouros da literatura e certifique-se de que irá enchê-la com suas coleções em qualquer oportunidade.

Loading...

O que você precisa

  • Estantes ou madeira
  • Ferramentas da carpintaria
  • Furadeira
  • Escada de biblioteca pré-fabricada ou de madeira
  • Trilhos
  • Suportes
  • Ferragens
  • Lixa
  • Tinta
  • Cola de madeira (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...