×
Loading ...

Como usar bicarbonato de sódio para retirar cheiros

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando odores ficam presos dentro de um ambiente interno, pode ser difícil localizar a fonte e ainda mais difícil de eliminar o cheiro. O bicarbonato de sódio é usado há muito tempo para neutralizar odores com mais eficácia que muitos produtos comerciais. Isso acontece devido às suas propriedades naturais de limpeza e ele não libera fragrâncias fortes que apenas mascaram o odor, como acontece com alguns dos produtos industrializados.

Instruções

Coloque um pouco de bicarbonato de sódio em cinzeiros para neutralizar o cheiro da fumaça (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Tapetes e carpetes

  1. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio nos tapetes ou no carpete. Tente não despejar muito em uma única área. Peneire o pó por toda a superfície usando movimentos de vai e vem.

    Loading...
  2. Deixe o bicarbonato de sódio penetrar nas fibras do tapete, absorvendo o odor durante a noite ou por pelo menos oito horas.

  3. Varra qualquer amontoado de bicarbonato de sódio e use um aspirador de pó para limpar o restante.

  4. Repita o processo despejando mais bicarbonato de sódio na área, deixando que fique por mais oito horas, caso o odor persista. Aspire todo o tapete para finalizar o processo.

    Roupa suja

  1. Use bicarbonato de sódio em roupas que cheiram a mofo, bolor ou outros odores ruins. Despeje uma pequena quantidade dentro do cesto de roupa suja, diretamente por cima das fraldas de pano, roupas, meias e toalhas, garantindo que os odores não fiquem muito fortes entre as lavagens.

  2. Adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio na lavagem para aumentar a eficácia do sabão e eliminar odores fortes das roupas.

  3. Adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ciclo de enxague para neutralizar odores em roupas delicadas e toalhas.

    Desodorizando áreas e itens caseiros

  1. Localize a fonte do odor. Determine se o cheiro ruim vem de um cinzeiro, da caixinha de areia do gato, da roupa de cama, de brinquedos de pano, de sapatos mofados ou de outros itens.

  2. Submerja os itens laváveis em um balde com 1 litro de água morna e 1/4 xícara de bicarbonato de sódio. Caso os itens não possam ser submergidos, lave-os com um pano umedecido em uma mistura de 1 litro de água com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

  3. Deixe os itens submersos de 15 a 20 minutos antes de retirar da mistura. Deixe que sequem ao ar livre. Coloque-os em uma máquina de lavar roupa com sabão em pó e 1/3 xícara de bicarbonato de sódio. Lave com o ciclo regular e deixe secar em uma temperatura média. Deixe os itens lavados secarem ao ar livre.

  4. Coloque uma pequena tigela com bicarbonato de sódio dentro da geladeira, do congelador ou do armário, para neutralizar qualquer odor ruim da área.

  5. Molhe esponjas com cheiro ruim em um balde com 1 litro de água e 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...